5º ano constrói Blog do Projeto Água

Veja no final desse texto como acessar blog criado pela turma do 5º ano

Enquanto você lê esse texto, milhares de pessoas no mundo sofrem com a escassez de água potável e outros bilhões de habitantes do planeta desperdiçam esse líquido precioso, que é fonte de vida para todo universo.

Março é o mês escolhido pela humanidade para celebrar as mobilizações em torno da preservação dos mananciais aquíferos do planeta, o que significa dizer que, enquanto uns desperdiçam, em todo mundo, milhares de pessoas e organizações lutam para concientizar as pessoas sobre a importância de cuidar desse patrimônio natural.

 Aqui no Espaço Educar também não ficamos de braços cruzados. Colaboradores e funcionários participam de uma campanha interna de sustentabilidade que prevê o combate ao desperdício de água no ambiente escolar, com ênfase para disseminação de conceitos ecológicos fora da escola, mas desde o ano passado uma iniciativa bem criativa tem mobilizado alunos do Ensino Fundamental nessa corrente pela preservação da água no planeta.

O Projeto Água, trabalhado pelas turmas do 5º ano, desenvolve uma série de atividades de conscientização ambiental, uma delas foi a criação em 2010, de um blog contendo informações sobre a situação dos mananciais hídricos do planeta, vídeos, dicas e curiosidades, orientando os internautas sobre como economizar água para o bem de todos em nosso planeta. A ferramenta interativa agora terá continuidade com os alunos que cursam o 5º ano em 2011.

BLOG do Projeto Água

O blog Água é Para Cuidar surgiu como uma espécie de diário de bordo do projeto, onde a turma publica textos, fotos e vídeos divertidos e explicativos sobre o tema. Os campeões de acesso são: Água Engraçadinha, vídeo que retrata a evolução de uma gota d’água pelo planeta, Beba Água, onde um bebê ainda no útero materno aparece dançando e vibrando a cada gole de água ingerido pela mãe; e o vídeo Primeiros Passos para a Conscientização Ambiental, que mostra uma campanha publicitária da ONG WWF, na qual um bebê surge caminhando em seus primeiros passos e se dirige até uma torneira aberta para fechá-la, passando a mensagem de combate ao desperdício.
A construção virtual desses conteúdos ambientais envolveu toda turma, tornando-se um empolgante recurso de construção de conhecimentos para os alunos. A partir de agora novos posts serão publicados pelas turmas do 5º ano com auxílio das professoras das turmas e educadoras do laboratório de informática.

Leiam o post publicado pelos alunos Carlos Henrique, Pedro Augusto e Luan, ano passado!

Dá para viver sem água?
Não dá. Hoje metade da população mundial enfrenta problemas de abastecimento de água. A água deve ser usada com responsabilidade.  Mas como não podemos resolver tudo de uma vez só, que tal começarmos a dar nossa contribuição no dia a dia? Evitando o desperdício de água com pequenas mudanças no cotidiano em suas casas, escolas, estabelecimentos comerciais, etc. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: A ÁGUA.

 AGENDA DO PROJETO ÁGUA em 2011 – As turmas inciaram o projeto no mês de março e concluiram a fase de levantamento de hipóteses, onde pesquisaram sobre as fontes de abastecimento de água existentes no planeta, a presença do líquido nas produções industriais e agrícolas, bem como na indústria têxtil. Nesta etapa estão elaborando formas de trabalhar os conteúdos pesquisados aplicando em campanhas educativas desenvolvidas com alunos de outras séries.

Segundo a professora Juliana Alves, do 5º ano da tarde, os alunos deverão participar de atividades como a construção e cartazes educativos para divulgação numa campanha interna. “Eles serão multiplicadores de tudo o que viram e pesquisaram, repassando para outros colegas do Ensino Fundamental”, explica a educadora.

As próximas etapas do Projeto Água incluem visitas guiadas e passeios a fontes e mananciais, como o riacho Salgadinho, a Estação de Tratamento de Águas Pratagy, pontos da Orla Lagunar, além da realização de entrevistas com pescadores, técnicos ambientais e moradores das regiões afetadas pela crise no abastecimento.

Agora é só esperar para acompanhar os novos posts que as turmas publicarão no blog!

 SAIBA MAIS sobre o Dia Mundial da Água

Como surgiu a data – No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Um dia destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

 Navegando com o 5º ano:   CLIQUE AQUI e acesse o blog Água é para Cuidar – criação do 5º ano Espaço Educar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

5 Respostas para “5º ano constrói Blog do Projeto Água”

  1. ANDRIELLE GARCIA ROCHA
    18. mai, 2011 20:31 às 20:31 #

    eu amo vcs!!!

  2. ANDRIELLE GARCIA ROCHA
    18. mai, 2011 20:29 às 20:29 #

    Eu amo essa escola!!Pena que eu vou terque sair daí!fazer o que né?!Bem mas a MAIOR parte do meu CORAÇÃO irá ficar ai!!!!!
    E agora eu estou dando parabens a Escola Esaço Educar por ter os(a) professores(a) mais legais,inteligentes,pensativos e etc…
    Tia Jack eu quero agradecer a vc por não perder a paciencia comigo, pois eu sou muito chata,então agora eu peço descupas por ter cido muito CHATA, mas eu acho que vc não me acha muito chata!!(Eu so muito convencida não é??)Bem mais com tudo isso eu quero dizer que eu amo muito vcs!!!Eu quero agradecer a TODOS principalmente os meus amigos,professores e etc…
    Eu quero mandar um beijão para todos!!!
    Um beijão da aluna Andrielle Garcia Rocha!!!
    EU AMO TODOS VCS PRINCIPALMENTE ESSA ESCOLA MARAVILHOSA!!!!!!!
    TCHAU
    ANDRIELLE GARCIA ROCHA

  3. andressa garcia rocha
    18. mai, 2011 20:11 às 20:11 #

    OIIIIIII,as aulas eram d + mas a pior parte foi ter que sair de lá…
    mas até que o santa ursula não é rium…
    viu como o meu portuges é errado…kkkkkkk
    to brincando eu escrevi assim por querer..
    mesmo o santa ursula sendo bom eu preferia esta ai mesmo…
    era tão bom “água,banheiro e sala!!!
    la na escola que eu to é uma sirene de bombeiro…
    to com saudades daí,mas fazer o que ne tive que sair
    por isso que eu falo que eu queria ter repitido de ano ,ashuahsuahsuahs
    ESPAÇO EDUCAR ESTOU MORRENDO DE SAUDADES!!!
    BJÃO PARA TODOS!!!
    AMO TODOS VOCÊS!!!!
    UMA GRANDE PARTE DO MEU CORAÇÃO ESTA SENDO OCUPADA POR VOCÊS!!!!OK?

  4. andrielle garcia
    18. mai, 2011 19:51 às 19:51 #

    eu amei este video!!
    amo a Escola Espaço Educar eu não sei como eu vou ficar quando eu sair de la…
    minha irma estudou la e agora ela esta com saudades:das professoras,amigos e etc…

  5. EVA PRISCYLA DE MORAES BARROS
    27. mar, 2011 12:08 às 12:08 #

    A ESCOLA ESTÁ DE PARABÉNS PELA INICIATIVA DE TRABALHAR COM SEUS ALUNOS O MEIO AMBIENTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA DE TODOS.
    ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA O QUE VOCÊS PRECISAREM E AOS ALUNOS VAI AI MINHA MENSAGEM:
    QUERIDOS ALUNOS CUIDEM DE CADA GOTA DE ÁGUA E DE CADA PEDACINHO DE TERRA COMO UM TESOURO, POIS PARA CADA CRIANÇA QUE AINDA VAI NASCER É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES, O PLANTIO DE ÁRVORES, A SAÚDE DOS ANIMAIS E A QUALIDADE DA ÁGUA.
    CONTO COM VOCÊS MEUS AMORES.
    UM BEIJO DA TIA
    EVA