Brincando de Ler: 2º ano

Quem disse que livro não pode ser um brinquedo?

Muito além das páginas ilustradas, histórias ganharam vida nessa animada contação interativa que contou com a participação de turmas do 2ºano da Tarde

A oficina Arca de Histórias convidou os alunos a uma viagem por fábulas e aventuras dos personagens de livros das autoras Claudia Lins e Simone Cavalcante.

Os alunos mergulharam com o marujo Ventania que navega pelos sete mares em busca de desafios e tesouros. Seguiram as pistas do mapa traduzido por um índio canibal, ajudaram a decifrar o enigma da garrafa encantada que veio junto com o mapa, saltaram obstáculos e escorregaram pela cauda do dragão, abriram a caixa de Pandora, até avistar no fundo do oceano o baú do tesouro que trazia dentro uma preciosidade que dinheiro algum pode comprar…

Lendo as cartas do Lobo

Com a princesa MEL, que mora lá no Reino de BILINGUINDONE, eles descobriram um lugar diferente, onde existe som de farra e a Hora do Riso. Para ajudar a princesa a encontrar o Gato Precioso e desfazer o feitiço da rainha Vermelha, as tumas passearam pelo Bosque das Maravilhas, viajaram nas bolhas de sabão até o Reino das Fábulas, encontraram personagens como a Dona Baratinha e o Lobo Juvenal, que distribuiu cartas para todos os alunos. Ao final, todos ajudaram a princesa a chegar no Ateliê de Costura da Dona Aranha Bordadeira, que apesar de ocupada, costurando vestidos para as princesas, deu uma ajudinha para MEL desfazer o feitiço e recuperar seu gato.

Leia algumas cartas que os leitores receberam!!!

Minha amiga Dona Baratinha

Aqui no Reino das Fábulas ando muito ocupado entregando cartas e lendo histórias para os Três Porquinhos.  Mas não faltarei ao seu casamento com o Gafanhoto Gilberto. Abraços na Chapeuzinho Vermelho e lembranças aos Sete Cabritinhos!  Do seu amigo: Lobo Juvenal

Sua Majestade, a princesa MEL

Foi muito bom visitar o Reino de BILINGUINDONE! Brinquei bastante com o Gato Pecioso, escorreguei nas nuvens de algodão doce junto com o DRAGÃO…  Adorei a Terra do Tudo Pode e também me diverti muito no casamento da Dona Baratinha. Mas agora tenho que voltar, pois meus amigos Três Porquinhos precisam de minha ajuda para ler histórias na Biblioteca da Floresta.   Te espero no Reino das Fábulas!  Lobo Juvenal

Brincadeiras e Movimento

Depois da rápida viagem pelos sete mares e florestas das fábulas, as turmas brincaram de ritmar parlendas com a personagem Marina Traquina. Falaram no telefone sem fio e mergulharam no caldeirão colorido da sopa de BOB, o do País das Verdurinhas.

A proposta da oficina era que as crianças brincassem e participassem das histórias contadas e para que isso acontecesse, meninos e meninas juntos, foram divididos em grupos. Cada grupo fantasiou o momento de preparo da sopa. Descascaram e cortaram legumes, fizeram sons do cozimento no caldeirão e ao final se deliciaram com a saborosa brincadeira.

Os autores Simone Cavalcante, Tiago Amaral e Claudia Lins, do Selo Passarada de Literatura Infanto-Juvenil, participam da programação do Abril Literário Espaço Educar, evento que reúne de 04 a 15 de abril, atividades interativas na Biblioteca Educar, oficinas de contação de histórias, encontros com autores, oficinas de ilustração, bate-papo sobre livros e histórias, oficinas artísticas de construção de brinquedos artesanais no ateliê da professora Maria, contação de histórias pelas professoras da Educação Infantil, caldeirão sonoro de histórias e oficinas de musicalização com as professoras Ezra e Cris Sanches.

Ao final das oficinas, as crianças participam do sorteio de livros Os Seredos da Mata e CDs Audiolivros da Coleção Letras e Sons, em mp3, publicações do Selo Passarada, patrocinadas pela Braskem.