Escola em festa para o Dia das Mães

Murais decorados com corações, fotografias e muitas demonstrações de carinho. Nossa escola está se preparando para celelebrar com muito amor e clima de festa  todas as homenagens para as mamães Educar

(Confira no final deste texto, fotos dos murais!)

A partir desta quarta-feira (04) alunos da Educação Infantil tem um encontro marcado com suas mamães. As comemorações para turmas do Mini e Maternal I abrem o calendário de festividades, mas até sexta-feira (06), todos os alunos de nossa escola,  Jardins e séries do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, irão festejar a passagem do Dia das Mães com muitas e carinhosas surpresas.

ACOMPANHE O CALENDÁRIO DE FESTIVIDADES:

Para fazer da festa um acontecimento especial para mães e filhos, nossa escola dividiu a programação em três dias de evento.

No primeiro dia, 04 de maio, quarta-feira,  a programação ficou assim distribuída:

MINIMATERNAIS – 8h (manhã) – 14h (tarde)

MATERNAIS I A e B – 9h – (manhã) – 15h (tarde)

MATERNAIL I E – 11h – (manhã) – 17h (tarde)

05 de maio, quinta-feira:

MATERNAIS II A e B – 8h (manhã) – 14h (tarde)

MATERNAIS II C e D – 9h (manhã) – 15h (tarde)

JARDINS I A e B – 10h (manhã) – 16h (tarde)

JARDINS I C e D – 11h (manhã) – 17h (tarde)

5ºs ANOS (dos dois turnos) – 19h

06 de maio, sexta-feira:

JARDINS II – 8h (manhã) – 14h (tarde)

1ºs ANOS – 9h (manhã) – 15h (tarde)

2ºs  ANOS – 10h (manhã) – 16h (tarde)

3ºs  ANOS – 11h (manhã) – 17h (tarde)

Dica da escola: Para melhor acomodação e aproveitamento de todas, durante as festas, recomendamos que venham somente as mães ou seus representantes.

 

Você sabe como surgiu a tradição do Dia das Mães?

Alunos dos Maternais ajudam a decorar murais

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados Históricos: A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.

Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

FOTOS: VEJA ALGUNS MURAIS!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 Respostas para “Escola em festa para o Dia das Mães”

  1. christian Amorim
    18. ago, 2011 20:35 às 20:35 #

    quando vejo as fotos e lembro das apresentações fico muito emocionada…Foi tão bom.

  2. tia GEYLA
    04. mai, 2011 20:45 às 20:45 #

    TODOS OS MURAIS ESTÃO MUITO LINDOS. PARABÉNS A TODAS AS MINHAS COLEGAS QUE SE DEDICARAM PARA ISSO ACONTECER…FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MAMÃES..