Semana Educar da Leitura 2012

No período de 09 a 13 de abril, nossa escola realizará uma intensa programação dedicada ao livro e ao prazer de ler

Para as turmas da Educação Infantil, das séries do Maternal II aos Jardins II, será ofertado o Espaço Brincar de Ler, com caixas de fantoches, varal de fantasias, cantinho da leitura e observatório literário do Visconde, ambientado no cenário do Sítio do Picapau Amarelo. Os alunos do Mini e Maternal I também terão a oportunidade de passear por este espaço, mas as atividades planejadas para as turminhas menores serão concentradas no pátio dos Maternais, em diversos momentos de contação de histórias e brincadeiras comandadas pelas professoras.

Oficinas de ilustração promovidas durante as aulas de Artes da professora Maria Mendonça, contarão com a participação das turmas dos Jardins ao 1º ano, que produzirão cartões pop up, com imagens de histórias infantis. As produções ficarão expostas num varal montado no pátio dos Jardins para apreciação de todos.

As turmas do Fundamental exibirão produções artísticas na Expo Leitura, organizada pela professora de Artes, Laís Lira. A exposição contará histórias a partir de imagens criadas pelos alunos, permitindo ao público interagir e brincar com as tramas.

Organizada por alunos do 4º e 5º ano, uma Mostra Itinerante de Contadores, percorrerá as salas dos Jardins II ao 1º ano exibindo dramatizações de causos e histórias de Pedro Malazarte. O reconto dramatizado também será apresentado para as turmas do 2º ao 5º, no auditório do Fundamental.

Todos os dias, dentro da programação do Laboratório de Informática, será exibido o Cine Leitura, que inclui desenhos literários e curtas metragens sobre autores brasileiros. As sessões de cinema contemplarão as turmas dos Maternais II ao 5º ano.

E como é tradição em nossa escola, a programação da semana se encerra com a realização da Feira Literária, que este ano ocorrerá nos dias 12, quinta-feira, para turmas da Educação Infantil e 13, sexta-feira, para as turmas do Ensino Fundamental.  A feira será montada no pátio dos Jardins, ofertando centenas de livros exclusivamente de literatura infantil, incluindo autores alagoanos, com preços a partir de R$ 20,00.