Era Uma Vez Outra Vez

Contações de histórias com oficinas criativas é o destaque do projeto que acontece toda semana na Bilioteca Espaço Educar

Uma intensa programação literária começa a movimentar os momentos de roda de leitura na Biblioteca Espaço Educar a partir dessa semana. Teve início nessa segunda-feira, 03 de setembro, o projeto Era Uma Vez Outra Vez, ação integrante do Programa Leitura Viva, planejado pelos setores de comunicação e coordenações pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para dinamizar a leitura na escola.

Pela manhã, as educadoras Maria Mendonça e Franklane, foram as contadoras voluntárias. Tia Maria contou para o 2º A, a história A àrvore Generosa, de Shel Silverstein, em seguida realizou uma oficina criativa, dando as crianças a oportunidade de colorir as imagens da história. Tia Fran contou para os alunos do 1º ano A, o conto de mistério  Só Um Minutinho, história traduzida por Ana Maria Machado. A mesma história, contada pela mediadora de leitura, tia Suely, será apresentada à tarde para os alunos do 1º ano A.

Sessão Sylvia Orthof

Comemorando o dia de nascimento da escritora de livros para infância e adolescência Sylvia Orthof, as crianças serão apresentadas a títulos da autora, que completaria 80 anos de idade, nesta segunda-feira (03 de setembro).

Para as turmas da tarde, tia Fran apresentará as seguintes histórias de Sylvia Orthof: As casas que mudaram de casa (5º ano A) e Fada Fofa, Onça Fada (2º ano A).  Nesta e nas próximas semanas, outras tramas de Sylvia Orthof serão recontadas pela equipe do Era Uma Vez Outra Vez.

Saiba + sobre Sylvia Orthof

Carioca, nasceu em 1932, filha única de um casal de imigrantes pobres. Seus pais eram judeus austríacos e fugiram para o Brasil entre as duas guerras mundiais. Teve formação artística, estudou mímica, teatro, pintura, desenho e arte dramática.
Um convite de Ruth Rocha para escrever histórias infantis para a revista Recreio abriu definitivamente as portas da literatura infantil para Sylvia Orthof. Publicou 152 histórias e peças teatrais infanto-juvenis. Versátil, a autora explorou diversos gêneros literários: prosa, poesia e teatro. Viveu seus últimos anos de vida em Petrópolis. Sua vida e sua obra continuam inspirando até hoje inúmeros escritores infantis.

A programação completa da semana está disponível nessa reportagem e no mural Leitura Viva do lado de fora da Bbilioteca.