Sessão Sylvia Orthof

Homenageando os 80 anos da escritora Sylvia Orthof, a agenda do Era Uma Vez Outra Vez, projeto integrante do Programa Leitura Viva Espaço Educar, reuniu algumas histórias da autora para as contações com oficinas criativas da Biblioteca.

No primeiro dia de programação, dia do aniversário de Sylvia,  a  voluntária tia Franklane, contou as histórias: As casas que mudaram de casa (5º ano A) e Fada Fofa, Onça Fada (2º ano A).

Nesta terça-feira (04), será a vez do 4º ano A, assistir a mais uma história Orthofeana contada pela tia Fran.

A série de contações em homenagem a obra da autora prossegue na semana que vem, com as histórias: Fada Cisco, quase nada e Tumebune, o Vagalume.

 

+ sobre Sylvia Orthof

Escritora e diretora de teatro, Sílvia morreu em 1997, aos 65 anos

Carioca, nascida no Rio de Janeiro, em 1932, filha de imigrantes austríacos, Sylvia é considerada uma das mais criativas e ousadas autoras da literatura para infância no Brasil.

Em seus textos, cheios de novos contextos e contos de fada às avessas, tramas inusitadas conduzem os leitores por divertidas e poéticas trilhas.

Em suas histórias tudo é faz de conta, tudo é fantasia

Na infância, guiada pelo fio mágico das histórias de Lobato, cresceu devorando os livros. Adorava hsitórias de bruxas, princesas, dragões e fadas. Leu os clássicos da Carochinha, os irmãos Green e histórias de Andersen.

O primeiro livro para crianças foi publicado  aos 48 anos, resultado do convite de Ruth Rocha para escrever para a Revista Recreio. Antes da Literatura, Sylvia foi uma apaixonada pelo Teatro. Aos 17 anos, depois de assistir Romeu e Julieta, decidiu que queria ser atriz. O tempo deu voltas, e ela foi estudar Teatro em Paris.

Mais tarde voltou para o Brasil, casou, teve filhos e, em meados da década de 60, sentindo falta do palco, criou seu próprio grupo amador de teatro de bonecos, integrado por estudantes e operários.

Com 152 textos publicados numa carreira meteórica na literatura infantil, se levarmos em consideração que Sylvia começou a escrever livros com 48 anos e morreu aos 65, sua obra pode ser considerada altamente recomendável para crianças e adolescentes de todas as épocas.

Veja FOTOS das contações na Sessão Sylvia Orthof!