Sussurradores de Poesias

Uma parada na agitação do recreio para contemplar a beleza dos textos poéticos

Crianças do Ensino Fundamental exprimentam instrumento de sussurrar poesias

O instrumento colorido que permite ao ouvinte escutar poemas soprados por outra pessoa, foi apresentado aos alunos do Ensino Fundamental, durante o horário do recreio. A intervenção foi proposta por educadoras voluntárias do Era Uma Vez Outra Vez, e surgiu da ideia de espalhar a magia literária para além da biblioteca.

Jéssica Brandão e Gilliane França, educadoras acompanhantes Espaço Educar, integram o projeto Sussurradores de Poesias, realizado por um grupo da Universidade Federal de Alagoas. As duas voluntárias toparam o desafio de trazer a novidade para compartilhar com alunos da escola.

Depois de apresentar os instrumentos para as crianças, a ideia é promover oficinas onde elas possam ajudar a construir novos sussurradores e multiplicar a ideia no horário do recreio, sussurrando poemas para outros colegas.

Laura Antunes, que também integra o Sussurradores de Poesias e foi estagiária Espaço Educar, é voluntária no Era Uma Vez Outra Vez, e apresentou a ideia de trazer o projeto paranossa escola.

Ideia de sussurrar poemas através de um tubo surgiu na França

Quer saber como surgiram os sussurradores de poesias?

Em meio ao stress causado pela agitação e correria do dia-a-dia, um grupo Francês teve a ideia de criar um projeto que se chama Les Souffleurs (Os sopradores).  A ação desse projeto é sussurrar poesias nos ouvidos das pessoas para que, em meio a tanta correria, elas parem um pouco e percebam que existem coisas belas na vida para se apreciar.

O instrumento utilizado pelos sussurradores de poesias é um tubo, eles recitam a poesia que passa do tubo ao ouvido do ouvinte, explica o blog Viajando com a Leitura, de autoria de alunas do curso de Pedagogia da Ufal.

“É um projeto muito lindo e com uma intenção muito nobre que é a de alimentar a alma das pessoas”, descreve o blog.
Em Alagoas, o projeto acontece na Universidade Federal de Alagoas, conduzido pela professora Giselly Lima.

Veja FOTOS dos sussurradores no Recreio!