As etapas do brincar

Turma do Jardim I B manhã diverte-se no pátio no Dia do Brinquedo

O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo). A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.

Brincar em grupo evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda não sabe brincar junto. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitória depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder.

A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.

Escolhendo os brinquedos para as crianças

Jardim I B Manhã - Brinquedos (5) Os pais sabendo da importância de brincar precisam estimular seus filhos, e uma das formas é escolher brinquedos que contribuam no desenvolvimento das crianças.

Interesse
É o brinquedo que convida a brincar, que desafia seu pensamento;

Adequação
Deve atender a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra e suas necessidades emocionais, socioculturais, físicas e intelectuais;

Apelo à imaginação
Deve estimular a criatividade e não limitá-la;

Versatilidade
O brinquedo pode ser usado de diferentes formas, explorando a inventividade;

Composição
As crianças gostam de saber como o brinquedo é por dentro;

Cores e formas
O colorido, texturas e formas diferentes a estimulam sensorialmente;

Tamanho
Deve ser compatível com sua motricidade (quanto menor a criança, maiores serão as peças do brinquedo);

Durabilidade
Brinquedos muito frágeis causam frustração não somente por que se quebram, mas também porque não dão à criança tempo suficiente para estabelecer uma relação com eles;

Segurança
Este é um dos mais importantes itens na escolha de um brinquedo. Deve ser feito de tinta atóxica, sem pontas e arestas nem peças que possam se soltar.

Importância do brincar: escolha das brincadeiras

Crianças do Maternal II A manhã brincando no parque de areia

Dê tempo para que a criança possa explorar o material, deixando que ela tente sozinha, mas estando disponível se precisar de ajuda.

Estimule sua autoestima; faça com que ela se sinta capaz de aprender, dando-lhe o tempo que precisar.

Encoraje suas manifestações espontâneas, permita que ela tome a iniciativa.

Introduza propostas novas, estimulando a resolução de problemas.

Escolha brinquedos adequados ao nível de desenvolvimento e interesse da criança.

Aumente a dificuldade se notar que o jogo está fácil demais e reduza-a se estiver além de seu entendimento;

Tendo em vista a importância de brincar, escolher um bom brinquedo é essencial. Há diversas opções de brinquedos pedagógicos, educativos, blocos de montar e muitos outros para agradar as crianças.

Sexta-feira é o Dia do Brinquedo no Espaço Educar!

VEJA FOTOS das crianças do Maternal II A Manhã brincando no parque de areia e da turma do Jardim I B Manhã se divertindo no pátio com jogos de encaixe: