Programa de Proteção Contra Incêndio

Untitled-1

Com o objetivo de proporcionar maior segurança para alunos e funcionários, a Escola Espaço Educar implantou neste ano letivo de 2013 uma série de inovações em  seu programa de proteção e combate contra incêndio.

As novas medidas  já entraram em funcionamento, a partir deste mês de fevereiro. Com isso, a escola passa a contar com uma central de alarmes para detecção de fogo, o que possibilitará a cobertura de todas as áreas internas e externas do prédio. Outra novidade é a ampliação do sistema de sinalização de rotas de fuga e a aquisição de novos equipamentos de combate a incêndio, como extintores e hidrantes.

Detectores conectados a tubulações no teto, são acionados imediatamente, em caso de um princípio de fogo e fumaça

Detectores conectados a tubulações no teto, são acionados imediatamente, em caso de um princípio de fogo e fumaça

O Programa de Proteção e Combate Contra Incêndio Espaço Educar atende a normas previstas no Código de Segurança contra Incêndio e Pânico (Coscip) do Corpo de Bombeiros de Alagoas. De acordo com o programa, a escola será totalmente monitorada por um sistema de detecção de fumaça e fogo. “Em caso de um princípio de fumaça, detectores conectados a tubulações no teto das salas de aula, nos corredores, auditório, salas administrativas e em outros espaços internos e externos do prédio, detectam e informam imediatamente a central de alarmes que funciona na guarita da portaria 01, possibilitando assim uma ação rápida e eficaz de prevênção e combate”, explica Ricardo Medeiros, responsável pela empresa RR Extintores, que implantou o programa no Espaço Educar.

Equipamentos de combate como extintores e hidrantes estarão localizados em áreas acessíveis a todas as salas de aula, espaços administrativos, corredores, áreas livres, auditório e outros espaços da edificação. A escola também conta com um amplo sistema de sinalização de rotas de fuga para assegurar a circulação de pessoas em caso de incêndio e pânico.

sinalização de rotas de fuga orientam a circulação de pessoas em caso de incêndio e pânico

sinalização de rotas de fuga orientam a circulação de pessoas em caso de incêndio e pânico

O sistema fotoluminescente permitirá a visualização de sinais luminosos indicativos de fuga nas paredes e em outros locais determinados no projeto de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros.

“Estes sinais luminosos poderão ser vistos, mesmo em eventos noturnos ou em episódios que ocorram a falta de energia elétrica. Todo sistema de sinalização opera em conformidade com a NBR 13434, Norma Brasileira de Sinalização de Segurança contra incêndio e pânico”, informa Ricardo Medeiros.

Monitoramento e Atualização
As etapas de implantação do programa de Proteção e Combate contra Incêndio Espaço Educar, realizadas em janeiro, e que encontram-se aptas a serem operacionalizadas a partir do início deste ano letivo de 2013, não encerram os investimentos da escola no sentido de proporcionar segurança e prevenção.

De acordo com a empresa contratada para implantar e monitorar o sistema, todos os equipamentos, incluindo a central de alarmes, passarão por revisões periódicas. “A cada novo projeto de reforma ou ampliação da escola, o programa de proteção e combate contra incêndio será atualizado”, explicou Medeiros.

Equipamentos de combate a incêndio são monitorados periodicamente

Equipamentos de combate a incêndio são monitorados periodicamente

O período para troca dos extintores será de um ano. E todo sistema de detecção de fumaça e fogo passará por revisões a cada três meses. Atualmente, a escola  opera com uma equipe de 20 pessoas de setores estratégicos integrantes da brigada temporária contra incêndio.

Durante o mês de janeiro, estes funcionários passaram por treinamentos teóricos e práticos, com noções estratégicas de combate a incêndio e controle de pânico, ministrados pelo consultor Isaac Nascimento, subtenente do Corpo de Bombeiros.

Nos próximos meses deverá ser realizada a eleição dos integrantes definitivos da Brigada Espaço Educar contra Incêndio. A equipe passará por treinamentos mais intensivos, promovidos por uma empresa especializada na promoção de cursos de combate e prevenção contra incêndio.

Veja nesta sequência de imagens, alguns momentos da instalação de dispositivos de segurança que integram o programa de combate a incêndio!

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Uma Resposta para “Programa de Proteção Contra Incêndio”

  1. Lívia Leite
    06. fev, 2013 08:00 às 8:00 #

    Medida super importante para prevenção e segurança de nossos filhos e de todos!!! PARABÉNS ESPAÇO EDUCAR!!!!