Educação Nutricional na Escola

Com o objetivo de estimular práticas alimentares saudáveis na infância, o Espaço Educar oferece o serviço de nutrição para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, ajudando a promover hábitos nutricionais corretos, bem estar e qualidade de vida.
IMG_7277

“Sabemos que a hora do lanche na escola não deve atender apenas as necessidades nutricionais das crianças, mas também às necessidades psicológicas e sociais, desse modo permitindo que elas sintam prazer e alegria, compartilhando a mesma refeição”, diz a responsável pelo setor de Nutrição Espaço Educar, Vanessa Freitas.

As professoras são orientadas periodicamente pela equipe de Nutrição sobre a forma adequada  de ofertar e estimular a aceitação dos variados tipos de alimentos que são servidos durante o lanche e refeições. E sempre que necessário, discutem temas e se reunem para planejar ações de trabalho.

“Nossos cardápios são construídos para atender crianças nas diferentes faixas etárias, dando ênfase para o grupo das hortaliças e frutas, tão importantes para manutenção da saúde”, explica Freitas, lembrando que para os alunos com restrições alimentares causadas por alergias, dislipidemias ou obstipação intestinal, o cardápio é planejado de modo a atender as especificidades de cada situação.
100_0729

Uma das mais importantes atividades realizadas pela equipe de Nutrição da escola é o programa de educação nutricional. O objetivo desse programa é formar multiplicadores de informações sobre alimentação e nutrição, assim permitindo que os alunos possam buscar a formação e ou manutenção de hábitos alimentares saudáveis na prevenção de doenças crônicas. Todos os conteúdos do programa são ministrados por métodos lúdico-educativos, utilizando jogos, teatro de fantoches, cartazes, brincadeiras, músicas e histórias infantis, procurando valorizar a interação e a participação escolares, a fim de se conseguir um processo educacional interativo e dinâmico.

DSC04196

“Lembramos que todo esse esforço perde o valor, se as famílias não entenderem  que a chave para o sucesso da educação nutricional está, principalmente, na adoção de um estilo de vida saudável também em casa, a partir dos bons exemplos do consumo e da oferta de alimentos nutricionalmente adequados diariamente”, aposta a nutricionista.