Alagoanos que nos orgulham

Neste ano de 2015 queremos demonstrar nosso orgulho de pertencer a Alagoas!

Ilustração produzida pelo artista alagoano Fellipe Eernesto
Ilustração produzida pelo artista alagoano Fellipe Ernesto para a campanha Espaço Educar 2015

Confira o texto de abertura da agenda escolar 2015, campanha produzida pelo departamento de Comunicação Social da Escola Espaço Educar e ilustrada pelo artista alagoano Fellipe Ernesto:

Neste ano de 2015 queremos demonstrar nosso orgulho de pertencer a Alagoas! Desse modo, decidimos homenagear alguns homens e mulheres que tanto contribuíram – e ainda contribuem – com o seu trabalho e seus dons para divulgar positivamente a imagem deste terra.

Escolhemos reverenciar 22 alagoanos, cujas trajetórias de vida sempre estiveram em sintonia com o planeta e com seus semelhantes, por respeitarem suas raízes e cultura, além de dedicarem o melhor de si no seu fazer diário, influenciando a formação de um povo e escrevendo uma história digna de ser contada às novas gerações. Muitos já partiram deste mundo: outros, no entanto, continuam ajudando a construir, com dedicação e coragem, capítulos  admiráveis.

Para ilustrar o sentimento desta campanha, abrimos nosso calendário de homenagens com Graciliano Ramos, símbolo da ética na política e homem capaz de projetar-se intelectualmente para o mundo sem jamais dar as costas as suas origens sertanejas. A seu lado está dona Clarice, uma mulher rendeira que, ao manter-se fiel às tradições de seus antepassados, ajudou a tornar o artesanato  de seu povo um patrimônio vivo.

Inspirados na existência destes alagoanos ilustres – aclamados ou não nacionalmente, embora todos notáveis – que usaram seus talentos e energias com o firme propósito de produzir felicidade e avanços para si e seus semelhantes, queremos semear esperança nos corações de nossas crianças e provocar profundas reflexões acerca dos valores que fazem de uma pessoa um modelo, um exemplo. Quem sabe possamos ajudá-las a perceber que existe uma Alagoas bonita de se ver, com histórias dignas de serem contadas. Acreditamos firmemente que as marcas indeléveis das gerações de alagoanos que homenageamos possam ajudar esta nova geração a escrever sua história com base em novos olhares e perspectivas, buscando sempre caminhos cada vez mais gloriosos para nosso povo e nossa terra.

Ilustração produzida pelo artista alagoano Fellipe Eernesto para a campanha Espaço Educar 2015

Confira pela ordem do calendário os homenageados desta campanha!

Fevereiro: O escritor Graciliano Ramos e a rendeira Clarice Severiano

Março: A atriz Linda Mascarenhas e o ator Paulo Gracindo

Abril: A professora Salete Bulhões e a bióloga e educadora Flávia Rêgo

Maio: Os artistas plásticos Maria Amélia Vieira e Delson Uchoa

Junho: Os cineastas Cacá Diegues e Celso Brandão

Julho: Os escritores Aurélio Buarque de Holanda e Jorge de Lima

Agosto: As mestras de Folguedos Hilda e Virgínia

Setembro: A jogadora e futebol Marta e o velocista paraolímpico Yohansson Nascimento

Outubro: Os médicos Nise da Silveira e Arthur Ramos

Novembro: Os músicos Hermeto Pascoal e Chau do Pife

Dezembro: Os juristas Pontes de Miranda e o educador Elinaldo Barros

Galeria de homenageados

Veja as ilustrações produzidas pelo alagoano Fellipe Ernesto, responsável por retratar todos os homenageados desta campanha!