Campanha nas ruas!

Espaço Educar lança campanha “Alagoanos que nos orgulham”

escolhida001
Movimento homenageia 22 personalidades do estado e mobilizará crianças em ações culturais durante o ano de 2015

A mensagem já está nas ruas e chama atenção de quem passa. Espalhados pela cidade, outdoors revelam ilustrações de personalidades populares e ilustres, convidando as pessoas a celebrarem o orgulho de pertencer a Alagoas. A campanha criada pela Escola Espaço Educar, do bairro da Ponta Verde, traz o slogan “Alagoanos que nos orgulham”, e mobilizará crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, em atividades culturais e artísticas, desenvolvidas ao longo do ano de 2015. O lançamento oficial da campanha está marcado para o próximo dia 5 de março, às 15h, no auditório da escola.

“Escolhemos reverenciar alagoanos, cujas trajetórias de vida sempre estiveram em sintonia com o planeta e com seus semelhantes, por respeitarem suas raízes e cultura, além de dedicarem o melhor de si no seu fazer diário, influenciando a formação de um povo e escrevendo uma história digna de ser contada às novas gerações”, descreve o texto que apresenta a campanha. Ao todo, 22 personalidades se destacam nessa grande homenagem, numa significativa amostragem daqueles que muito contribuíram e ainda contribuem com o seu trabalho para divulgar positivamente a imagem de Alagoas.

De Graciliano Ramos a mestra Hilda

escolhida002

Da literatura ao esporte, passando pelas artes, a ciência, o folclore, a educação e a ecologia, ícones de diversas áreas estão representados na campanha Alagoanos que nos orgulham. Gente que conquistou notoriedade como os médicos e cientistas Nise da Silveira e Arthur Ramos, os escritores e intelectuais, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Aurélio Buarque e o jurista Pontes de Miranda; músicos e artistas populares e contemporâneos, como Hermeto Pascoal, Chau do Pife, Maria Amélia Vieira e Delson Uchoa; atletas internacionalmente conhecidos, como a jogadora Marta e o velocista paraolímpico Yohansson Nascimento, além de figuras marcantes para a cultura popular alagoana, como as mestras de folguedos Virgínia e Hilda, e a rendeira Clarice Severiano.

“Desejo que as crianças e os adultos possam parar diante dessas imagens e refletir: quem são esses alagoanos, o que eles fizeram e por que estão desenhados nesses outdoors?”, diz o jovem artista Fellipe Ernesto, responsável por criar as imagens da campanha, também estampadas nas agendas de todos os alunos da escola.

As ilustrações que retratam as personalidades homenageadas foram desenhadas à mão, com lápis de cor aquareláveis e tinta sobre papel, uma técnica minuciosa que reproduz fielmente a anatomia humana.

“Havia a grande responsabilidade de retratar pessoas reais que tem importância na história de Alagoas, do Brasil e do mundo. Enquanto artista, eu desejei captar a expressão dessas pessoas e dar ao retrato o caráter lúdico de um desenho com lápis de cor. A minha preocupação maior não era só fazer retratos, mas representar pessoas que tinham histórias. Essa foi a minha maior motivação: colorir, brincar com as cores e ajudar a contar uma história através de rostos”, descreveu Fellipe Ernesto.

Lançamento e homenagens
Personalidades homenageadas e seus parentes familiares participarão no próximo dia 5 de março, às 15h, no auditório da Escola Espaço Educar, de um encontro com alunos do Ensino Fundamental, marcando a apresentação oficial da campanha, que também contará com a participação do artista Fellipe Ernesto e de toda equipe do núcleo de Comunicação Social da escola, responsáveis pela produção das artes e dos textos.

“Estou muito feliz por estar sendo homenageada. Adorei tudo. As ilustrações caricaturas, lindas, poéticas e criativas. O projeto é rico em todos os detalhes: conteúdo, criatividade, desdobramentos, resultados. Agradeço ao espaço Educar por ser uma instituição de ensino diferenciada, apostando na cultura e na arte como elementos primordiais na recuperação e transformação do Mundo”, disse a artista plástica Maria Amélia Vieira, uma das personalidades retratadas pela campanha.

Inspirados no tema Alagoanos que nos orgulham, os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, encenarão no mês de novembro, sua tradicional mostra cultural, exibida num teatro da cidade, espetáculo que mobilizará centenas de pessoas.

Para conhecer os 22 homenageados desta campanha, acesse aqui!