Destaques de Março

Conheça os homenageados da nossa campanha Alagoanos que nos Orgulham: a atriz e diretora Linda Mascarenhas e o ator Paulo Gracindo são as personalidades do mês de março.

LINDA MASCARENHAS

Atriz, diretora e dramaturga, ela nasceu no bairro da Levada, em Maceió, no dia 14 de maio de 1895. Sua vida sempre esteve ligada ao palco e à juventude de Alagoas.  Numa época em que as mulheres sofriam preconceitos por trabalhar, ela ousou se tornar uma atriz profissional e exerceu forte liderança no movimento de teatro amador de Maceió. Ajudou a criar os grupos: Teatro de Amadores de Maceió (1944) e Associação Teatral das Alagoas, ATA, em 1955.

Linda Mascarenhas (fundo branco)

Linda também cruzou as fronteiras de seu estado, atuou em festivais de teatro realizados no Nordeste, Rio de Janeiro e Paraná e iniciou no palco incontáveis atores amadores.
Viveu até os 96 anos e construiu um legado de amor e dedicação ao universo das artes cênicas. Para homenageá-la, foi erguido no bairro do Farol o Espaço Cultural Linda Mascarenhas.

PAULO GRACINDO

Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, nasceu em 19 de julho de 1911, na cidade do Rio de Janeiro, e sempre sentiu orgulho de ser alagoano, estado onde veio morar com a família ainda bebê. O sonho de ser ator de teatro surgiu na infância, mas o menino de Maceió só conseguiu realizá-lo aos 20 anos de idade, quando voltou para a capital carioca. Ao pisar num palco pela primeira vez, ganhou o nome artístico de Paulo Gracindo.

Paulo Gracindo (fundo branco)

Para seguir o chamado do teatro, ele enfrentou tempos difíceis, dormiu na rua e passou fome, mas nunca abandonou seu grande sonho de menino.
Nas décadas de 30 e 40, integrou as maiores companhias teatrais brasileiras, apresentou um programa na Rádio Nacional e fez sucesso com a radionovela O Direito de Nascer. Foi considerado um dos atores preferidos do Cinema Novo. Na televisão interpretou personagens inesquecíveis como o prefeito Odorico Paraguaçu em O Bem Amado, e padre Hipólito, em Roque Santeiro, telenovelas da Rede Globo. Viveu até os 84 anos, na cidade do Rio de Janeiro.

*Texto produzido para a agenda escolar Espaço Educar 2015, Claudia Lins