Dia do Teatro

A HISTÓRIA

O dia mundial do teatro foi criado em 27 de março de 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio. A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos.

Durante as aula de artes do mês de março, nossos alunos produziram obras sobre os homenageados da campanha Alagoanos que nos orgulham: Paulo Gracindo e Linda Mascarenhas.

Na aula da tia Tácia os alunos dos 1ºs anos reproduziram o Teatro Clássico- Palco Italiano. Já os alunos dos 2ºs anos produziram fantoches, uma forma peculiar de marionete animada por uma pessoa que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços. Na cultura popular nordestina do Brasil há um tipo particular de fantoche, o mamulengo.

Teatro Grego:

Os alunos dos 3ºs anos produziram marionetes, bonecos que representam animais, pessoas ou objetos animados que são manipulados por pessoas através de cordéis. Já os alunos dos 4ºs anos reproduziram o teatro Grego que surgiu a partir de manifestações a Dionísio, deus do vinho e considerado o deus do teatro. Pouco a pouco os rituais dionisíacos foram se modificando e se transformando em tragédias e comédias que através das máscaras se tornaram o símbolos do teatro.

Produção executiva: Laís Lira

Seleção de imagens e textos:

Montagem: Albani Cruz, Laís Lira, Maria Mendonça e Tácia Albuquerque