Homenageados de Maio

Maria Amélia Vieira

Ela nasceu na cidade de Maceió, no ano de 1955. Cresceu numa fazenda no bairro do Farol, vivendo em contato permanente com a natureza. Na vida adulta tornou-se artista plástica e professora universitária e fundou junto como marido e também artista visual, Dalton Costa, a galeria Karandash. Este espaço, localizado no centro de Maceió, abriga uma das mais importantes coleções contemporâneas de arte popular em Alagoas.

7 Maria Amelia
Inquieta, mantém o olhar sempre atento por descobrir e valorizar novos talentos. É responsável por dar visibilidade às produções de dezenas de artesãos nordestinos, organizando mostras e exposições coletivas que destacam os saberes e as tradições culturais populares. Na companhia do marido, navega pelo rio São Francisco a bordo de um barco museu apresentando aos ribeirinhos as diversas expressões artísticas alagoanas.
Suas criações buscam um diálogo contínuo entre a arte erudita e a produção artesanal. Suas obras compõem os acervos de importantes galerias e museus no Brasil e em Roma, na Itália. As pinturas, esculturas e objetos por ela criados, unem elementos como a cerâmica, o aço, as matérias plásticas, os bordados e as costuras, permitindo que o popular se faça presente no conjunto de sua obra. E é essa junção de elementos o que mais encanta os admiradores de seu trabalho.

 

Delson Uchoa

Ele nasceu na cidade de Maceió, no ano de 1955. Cresceu e estudou na capital alagoana, até se formar em Medicina, em 1981. Ainda jovem iniciou os estudos da pintura e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde participou da mostra: Como vai você? Geração 80, organizada pela Escola de Artes Visuais do Parque Laje. Desde então passou a fazer parte dos artistas da Galeria Saramenha, responsável por dar visibilidade aos jovens talentos emergentes dos anos oitenta. De volta à Maceió, em 1996, realizou sua maior exposição individual em dois grandes armazéns de Açúcar em Jaraguá. Seu trabalho extrai a luminosidade do Nordeste e descreve movimentos da cultura popular. O conjunto de sua obra traz à tona questões como o arquétipo e o pessoal, o universal e o regional, o popular e o kistch.

8 Delson Uchoa
Artista do mundo, conquistou espaço em galerias importantes como a Thomas Cohn e integrou o acervo contemporâneo dos Museus de Arte Moderna de Recife e Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro. Seu trabalho pode ser visto por milhares de turistas que chegam ou partem de Alagoas pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.