Inovação na sala de aula

A maioria das crianças tem fácil acesso a tablets, smartphones, computadores e a outros recursos tecnológicos desde cedo, ainda em casa. Rapidamente aprendem a lidar com esses dispositivos.

A Escola Espaço Educar baseia-se em pressupostos construtivistas, o que possibilita aprendizagens significativas e conectadas com a realidade dos alunos. As metodologias inovadoras sempre tiveram lugar privilegiado no planejamento e realização de nossas aulas. O uso de tecnologias educacionais em sala de aula apresenta-se como mais uma inovação da nossa proposta pedagógica.

Nesse sentido estamos implantando uma nova dinâmica para as aulas de projetos multimídia no ensino fundamental. Todas as salas de aula foram equipadas com lousas interativas, projetores, notebooks e conexão com a internet, além da utilização de tablets em diversos momentos ao longo do ano.

Segundo Guilmer Brito, coordenador do Núcleo de tecnologia e educação (NTE) da escola, “estamos desenvolvendo e aplicando metodologias atuais e inovadoras no uso da tecnologia como recurso educacional. Professores e alunos serão beneficiados, pois estarão em contato constante com diversos recursos tecnológicos, objetivando o uso pedagógico e crítico dos mesmos, possibilitando uma série de novas atividades em sala de aula. Os recursos tecnológicos estarão presentes no dia a dia dos alunos no ambiente escolar, assim como ocorre em nossa sociedade. Assim poderão fazer um uso significativo da tecnologia, com a mediação dos professores”.

O corpo docente da escola está passando por um processo de formação para desenvolver habilidades e competências no uso criativo, reflexivo e motivador desses recursos tecnológicos que estão a sua disposição. Sempre visando à participação ativa dos alunos nas aulas e no uso das tecnologias.

A utilização desse recurso tem o objetivo de proporcionar um maior auxílio ao processo de ensino aprendizagem, tornando-se um facilitador na construção de conhecimento. E, por isso, o projeto visa harmonizar o convívio desses recursos, de modo que um não se sobressaia em relação aos outros, uma vez que todos são didaticamente importantes.

Entre as possibilidades de uso dos novos recursos tecnológicos que a escola incorporou à sala de aula, teremos a utilização de aplicativos educacionais, utilização de livros digitais, elaboração de atividades interativas. Através da internet em sala de aula, poderemos também desenvolver atividades com o uso de laboratórios virtuais, simuladores, animações, vídeos, entre outras possibilidades.