Palestra: o envolvimento do pai no desenvolvimento da criança e na participação na escola

Na última segunda-feira (6), recebemos a psicóloga Maria Aparecida Crepaldi para uma palestra com o tema: O envolvimento do pai no desenvolvimento da criança e na participação na escola.

Devido as transformações sociais, culturais e familiares ocorridas, o papel da figura paterna está passando por mudanças significativas na nossa sociedade. Durante o bate-papo a psicóloga trouxe algumas reflexões sobre o atual papel do pai, tanto para o filho, quanto para a família, e da sua importância na estruturação psíquica e na educação e no desenvolvimento social e cognitivo da criança. Maria Aparecida discutiu o tema sobre a participação e valorização da figura paterna na educação de crianças de zero a seis anos e sobre as necessidades de socialização da criança, as práticas educativas, a coparentalidade, e o papel da escola e da família na promoção do desenvolvimento psicológico e prevenção de problemas do desenvolvimento.

Para a psicóloga da Educação Infantil, Roberta Amendola, os pais presentes puderam refletir a respeito da importância do papel do pai em relação a aspectos como: encorajamento, enfrentamento de conflitos, incentivo a “correr riscos” dentre outros.

A palestra fez parte do Diálogos ANPEPP-Sociedade, evento que antecede o XVI Simpósio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e tem como objetivo discutir com a sociedade a pesquisa, a política e a formação no âmbito da pós-graduação em Psicologia no Brasil.

Maria Aparecida Crepaldi, é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, com Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-RJ, Doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP, estágio Sandwich na Universidade de Paris (Paris VI). Pós-Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal – UQÀM (2007-2008). Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2008).