Como fazer meu filho comer melhor?

Confira algumas dicas para ensinar as crianças a se alimentar bem.

1) Comece pelos alimentos que seu filho gosta:

Existem fases que as recusas são mais frequentes, esse tipo de comportamento é normal, deve ser considerado como parte do processo de aprendizagem, e não como fator determinante do paladar dele, o importante é ir introduzindo, aos poucos, novos gostos, cores e texturas nas refeições, ter paciência e ir insistindo aos poucos. Comece misturando alimentos novos com os que ele já consome e gosta. Exemplo: monte o prato que a criança já come; Ex: arroz, feijão, frango. Coloque na mesa alguma verdura ou legume, como cenoura, beterraba, brócolis, a cada semana você vai introduzindo um novo item no prato.

2) Coma a comida do seu filho também:

Crianças adoram imitar os pais, além de ser um ótimo argumento para convencê-los a experimentarem novidades no prato. Explique sempre os benefícios daquele alimento. Ex: laranja ajuda a não ficar gripado, cenoura ajuda a enxergar bem, banana evita dores nas pernas, etc.

3) Quantidade:

Não exagere nas porções, porque isso pode levar a criança a se recusar a comer. Coloque uma porção pequena e deixe que a criança decida se quer repetir a refeição, sem gerar frustração e conflito.

4) Novas combinações:

Variedade é a palavra chave. Explore a curiosidade da criança, oferecendo alimentos de diferentes formas, Ex: a fruta pode ser servida com cereais, o arroz branco pode ser colorido (beterraba, cenoura, couve, abobrinha), o filé de frango pode ser desfiado com legumes e milho, ou empanado na aveia. 

5) Deixe as frutas ao alcance da criança:

Leve seu filho ao supermercado para escolher frutas com você, combinem de experimentar uma fruta sempre que forem fazer feira, e deixe opções acessíveis a criança em casa (fruteira), ofereça de várias formas (inteira, cortadinhas, sucos de frutas misturadas, picolés, etc).

IMG_2484

Fonte: Revista Crescer/ Pediatria em foco