Projeto Alagoas: Marechal Deodoro e Penedo

Essa semana, os alunos dos 3ºs anos tiveram a oportunidade de visitar alguns dos principais pontos históricos das cidades de Penedo e Marechal Deodoro, a fim de consolidarem os conhecimentos relativos ao projeto “Alagoas”, trabalhados durante o segundo trimestre. Em Penedo, eles visitaram a Igreja Conventual de Santa Maria dos Anjos, o Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, o Paço Imperial e, em Marechal Deodoro, conheceram a Casa Natal de Marechal Deodoro da Fonseca.

Um dos locais em que os alunos estavam mais ansiosos para visitar, era a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, onde se encantaram com a história do local e puderam ver onde os escravos ficavam escondidos, por volta de 1790.

Além disso, conheceram a antiga organização hierárquica que era feita com algumas pessoas durante a missa; no Convento Franciscano de Santa Maria dos Anjos,  observaram onde os frades franciscanos conventuais moravam; no Paço Imperial, visitaram o museu de Raimundo Marinho, ex-prefeito da cidade; e na Casa Natal de Marechal Deodoro da Fonseca, viram alguns objetos usados pelo primeiro presidente do Brasil.

Durante as aulas do projeto, eles aprenderam sobre a importância do patrimônio cultural para a construção da identidade de um povo e as diferentes maneiras de manifestações culturais.

Veja algumas fotos: