30 ideias de atividades para fazer com as crianças nas férias

Fonte: Revista Crescer

Seja por conta do trabalho ou mesmo pela falta de grana, sua família não vai viajar? Calma! Não há motivos para sofrimento. Seu filho pode se divertir muito, mesmo sem colocar o pé na estrada. Bastam um pouco de criatividade, disponibilidade e disposição para brincar!

“Hoje, as crianças ficam muito tempo na escola, em atividades extracurriculares, portanto, o contato mais próximo com a família é fundamental. Brincar com os pais fortalece o vínculo, deixa a criança mais segura, com maior autonomia para construir relações e estar em outro ambiente com outras pessoas, o que, inclusive, desenvolve o potencial de aprendizagem e favorece o conhecimento”, ressalta a psicopedagoga Aline Kelly Corrêa, especialista em educação infantil e mestre em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Ficou animado? Confira abaixo, algumas atividades sugeridas por Aline, pela pedagoga Paula Tejera Kesselman, coordenadora pedagógica do espaço Mamusca (SP), e por Luciane Motta, diretora da Casa do Brincar (SP).

1 – Que tal cozinhar com as crianças? Envolver a criança em atividades na cozinha pode ser muito divertido, além de estimular o interesse em alimentos aos quais ela ofereça resistência, como frutas e verduras. Atenção apenas em adequar a receita à idade da criança, evitando facas de corte ou o contato com o fogão, por exemplo. “Uma das coisas mais fascinantes é dar um ovo para uma criança quebrar e acompanhar essa descoberta”, diz Luciane.

2 – Levar a criança na feira. Deixar que seu filho vivencie esse ambiente pode ser muito enriquecedor. Aproveite para mostrar alimentos diferentes e deixe que ele experimente  as frutas que eles não tenham o hábito de consumir.

3 – Incremente a hora do banho. Aproveite os dias quentes do verão e deixe as crianças se divertirem em um banho diferente e mais demorado. Peça que ela escolha alguns brinquedos que possam ser molhados e deixe que elas brinquem com eles em uma banheira ou até em uma bacia, no caso das maiores. Mas atenção: mantenha-a sempre sob supervisão.

4 – Rabiscar paredes. Toda criança gosta disso, mas, dessa vez, você não vai se estressar – e vai até se divertir junto! A hora do banho, mais uma vez pode ser pano de fundo da brincadeira. Permita que o seu filho desenhe nos azulejos do banheiro com canetinhas. Depois, é só dar uma esponjinha para que ele lave a parede. Lembre-se de explicar todas as regras antes.

5 – Bicicletas e patins. Não tem o hábito de visitar os parques da sua cidade? Aproveite para conhecê-los ou explorá-los de forma diferente, andando de bicicletas ou patins!

6 – Já pensou em ir até à biblioteca? Visitas a bibliotecas públicas são ótimas oportunidades para tirar a criançada de casa e conhecer lugares diferentes. Vá com tempo, leia um livro e deixe a criança explorar o lugar!

 

 

7 – Observe a natureza. Pegue uma lupa e saquinho plástico transparente e convide a garotada para observar e juntar elementos da natureza, como uma folha diferente, ou pedrinhas, em uma praça, canteiro ou trilha. Eles vão adorar! Mas não se esqueça de frisar que é preciso respeitar os bichos que moram lá.

8 – Visite praças e parques. Em muitas cidades, no período de férias escolares, praças, parques, jardins botânicos ou zoológicos oferecem programação especial, com teatros, contação de histórias, entre outras atividades. Informe-se sobre o que está acontecendo na sua cidade e aproveite!

9 – Relembre a sua infância. Se você também estiver de férias, aproveite o tempo livre e mostre fotos da sua infância. Mostre os familiares e conte o que estava fazendo naquele momento. Em tempos de fotos digitais, esse pode ser um ótimo programa.

10 – Aposte nos clássicos. Seus pais ainda guardam brinquedos da sua infância? Que tal recuperá-los e brincar com os seus filhos? Bambolês, petecas, elásticos e cordas não são tão comuns hoje em dia, mas têm um enorme potencial de agradar.

11 – Trem imaginário. Construa um trem com cadeiras e outros objetos da casa. Pegue o que for precisar e use a imaginação!

12 – Varal de livros. Pendurar livros em um varal feito com barbante e preparar o ambiente com tapete, tecidos e almofadas  é  “um jeito legal de escolher histórias para contar e se aconchegar”, sugere Paula.

13 – Pescaria no sofá. O sofá será o barco, o chão em frente ao móvel, o rio, onde serão colocados objetos que poderão ser os peixes, como brinquedos e sucatas. A vara pode ser feita com colher de pau e uma peneira presa na ponta.

14 – Vôlei com bexiga. Pegue duas cadeiras, amarre um barbante para fazer de rede, encha uma bexiga e que comece a diversão.

15 – Bola ao cesto. Faça uma bola com papel ou aproveite as meias enroladas. Um balde vira o cesto e aí é questão de treinar a pontaria.

16 – Construa móbiles. Nos pés de uma mesa, amarre um barbante bem firme que faça a volta em  todo o móvel.  No barbante, dá para usar fios e pendurar objetos para os bebês brincarem de bater a balançar. É importante ficar junto da criança para supervisioná-la.

17 – Que tal formar uma banda em família? Os utensílios da cozinha podem ser os instrumentos musicais que acompanham a cantoria. Vale apostar em músicas conhecidas ou mesmo inventar as próprias canções.

18 – Teatro de fantoches. Amarre um barbante firme em duas cadeiras e coloque um lençol por cima. Os personagens podem ser fantoches, bonecos, utensílios de cozinha, sucatas, escovas de dente…  “Na brincadeira simbólica conseguimos dar vida a qualquer objeto!”, ressalta Paula.

19 – Esconde bicho ou caça ao tesouro. Confeccione bichos com jornal amassado e fita crepe. Depois, esconda-os pela casa e convide a criança para procurá-los. Será uma grande aventura!

20 – Café da manhã especial. Montar a mesa de café da manhã para bonecas e bonecos, utilizando elementos da cozinha de verdade: jogo americano, talheres pequenos, pratinhos… Vale deixar as crianças vestirem as roupas dos pais para fazer de conta que são adultos. É muito divertido e vale para meninas e meninos!

21 – Faça uma horta. É muito provável que o seu filho nunca tenha tido contato com uma horta. Que tal comprar umas sementes e um vasinho e aproveitar este momento para mostrar de onde vêm alguns dos alimentos que ele come?

22 – Faça uma peça de teatro ou um telejornal. Aproveite aquele dia em que você vai receber algumas visitas, como amigos ou parentes mais próximos,  e incentive as crianças a prepararem  uma apresentação. Pode ser uma peça de teatro ou telejornal só com boas notícias!

23 – Faça um acampamento. Pegue umas lanternas, alguns lençóis para barracas, colchões (se tiver inflável, melhor ainda!), separe  alguns lanchinhos e histórias e acampe com toda a família na sala. As crianças vão adorar dormir em um ambiente diferente.

24 – Faça uma festa do pijama. Convide os amigos mais próximos e faça uma festa do pijama. Vale separar filmes, brincadeiras e guloseimas para a criançada. Boa ideia para matar a saudade dos amigos.

25 – Fantasias. Tire as fantasias do armário e deixe as crianças terem um dia de princesa, super-herói, pirata, bruxa, palhaço…

26 – Escreva um livro contando momentos inesquecíveis. Vale relembrar aquela viagem ou uma festa e deixar a criança “ilustrar” com os próprios desenhos.

27 – Vá  ao cinema. Muitos lançamentos de filmes e desenhos infantis acontecem durante as férias. Aproveite esse momento com as crianças.

28 – Visite o museu ou museus da sua cidade. É curioso ver o contato das crianças com objetos de outras épocas.

29 – Gincanca. Relembre a infância, reúna os filhos, sobrinhos e vizinhos e organize uma gincana com tudo que tem direito, como corrida de saco e ovo na colher.

30 – Faça um piquenique. Prepare os lanchinhos, peque a toalha, alguns brinquedos e escolha um parque ou praça nos arredores da sua casa.