Dia Internacional da Mulher, por quê?

Texto: Lais Lira

O que hoje é encarado como uma data festiva e comemorativa teve sua origem após décadas de manifestações e lutas das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, por direitos iguais aos dos homens.

A imagem acima é a nossa releitura do cartaz “We Can Do It!” um símbolo do feminismo desde meados dos anos 80. Na época o cartaz surgiu como estratégia de marketing do governo Americano, que durante a Segunda Guerra Mundial, estando carente de mão de obra, recrutou mulheres para trabalhos antes realizados apenas por homens, em fábricas e usinas.

O que não se imaginava é que após a guerra muitas mulheres não se conformariam em retornar a seus lares e exercerem apenas as funções que antes lhe eram atribuídas. O cartaz passou então a ter outro significado e exerceu papel motivador nas lutas por espaço no mercado de trabalho e por salários melhores.

De lá até os dias atuais, o cenário já se transformou bastante, mas ainda há muita luta pela frente. Ainda se percebe a desigualdade salarial, o preconceito em exercer certas funções, o assédio, a exigência por padrões de beleza que tentam nos igualar, além de tantas outras questões.

Por isso, vamos aproveitar a data para refletir sobre nossa importância e nosso papel na sociedade, sobre nossa representatividade e sobre nossas escolhas e suas consequências.

Hoje e o ano todo nós podemos fazer nossas próprias escolhas! Porque “We Can Do It!”

Leia mais sobre o empoderamento feminino: https://processohoffman.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-empoderamento-feminino/