O mundo conta histórias: conhecendo a França

Texto por: Priscylla Candido

As turmas dos Jardins II embarcaram numa viagem divertida, com paradas em vários destinos pelo mundo, onde estão conhecendo culturas de diferentes países. Durante o projeto de leitura, “O mundo conta Histórias”, os pequenos aprendizes compartilham, em sala de aula, pesquisas realizadas, em casa, sobre vários países.

Para melhor conhecer um dos países europeus mais procurados por turistas, a professora de inglês, Priscylla Candido, dividiu com os alunos suas experiências vivenciadas na capital da França, Paris, onde viajou em janeiro deste ano com o intuito de aprimorar sua bagagem profissional.

Para a roda de conversa, a professora trouxe objetos de símbolos históricos, como a “Torre Eiffel, Catedral do Notre Dame e sua Roda Gigante”, despertando nas crianças interesse acerca da cidade.

Priscylla exibiu, ainda, algumas moedas francesas, tickets utilizados nos meios de transportes, imãs e miniaturas da Torre Eiffel, que encantaram as crianças.

Ao longo do projeto, é enriquecedor para as crianças, conhecer variados idiomas, vestimentas, hábitos, alimentação e outros aspectos tão diferentes dos nosso. Trata-se de uma forma de não apenas adquirir conhecimentos científicos sobre determinado lugar, mas também de interagir, comparar, assim como, identificar diferenças e semelhanças culturais entre povos de diferentes nações.

“Foi um momento enriquecedor. Sob uma perspectiva lúdica e repleta de novos conhecimentos, as crianças se encantaram com as curiosidades da ‘Cidade Luz’. Eles conheceram variados idiomas, vestimentas, hábitos, alimentação e outros aspectos tão diferentes do nosso. Trata-se de interagir, comparar, assim como, identificar diferenças e semelhanças culturais entre povos de diferentes nações e não só adquirir conhecimentos científicos sobre determinado lugar”, explicou a professora.

Para finalizar a experiência, as crianças aprenderam algumas palavras em francês, como “bonjour, bonsoir e merci beaucoup” que significam, respectivamente, “bom dia, boa noite e obrigada”.

Confira algumas fotos desse momento: