Aula de Arte e suas diversas linguagens: artes visuais, música, teatro e dança

Texto por: Tácia Albuquerque

Da Educação Infantil ao 5º ano, o ensino de Arte em nossa escola segue as orientações expostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acreditamos que ao oferecer o ensino de Arte para as crianças nas suas diversas linguagens (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) possibilitamos a ampliação do repertório cultural e potencial criativo delas.

Os projetos de Artes Visuais se fundamentam na abordagem triangular da arte educadora Ana Mae Barbosa, que propõe a aprendizagem em Arte a partir de momentos de reflexão sobre as obras estudadas, de contextualização sobre os artistas e de momentos de criação artística. Dessa forma, as crianças têm a oportunidade de conhecer diversos artistas, obras, estilos, expressões visuais (pintura, desenho, escultura etc.) e elementos da linguagem visual (linha, ponto, textura, etc.).

As turmas do 2º ao 5º ano, no segundo semestre, realizam experimentações de Artes Cênicas aprendendo fundamentos do Teatro e da Dança, desenvolvendo percepções sobre o espaço, o tempo, o ritmo, a expressão corporal, a tríade cênica (público, texto e ator/atriz), os elementos da encenação, história do teatro, composição, criação coletiva e improvisação, dentre outros conhecimentos.

A música faz parte do currículo de todos os alunos, do Minimaternal ao 5º ano, sendo apresentada às crianças como uma linguagem que comunica e traduz emoção, possibilitando inúmeras experiências de socialização e desenvolvimento cognitivo. As crianças são estimuladas a interagir com a música por meio de atividades propostas para seus diferentes níveis de maturidade, facilitando a percepção das nuances sonoras (timbres, alturas, intensidades e duração de sons) e estimulando uma repertório musical amplo e eclético.

Estas aulas possibilitam desenvolver a expressividade oral e emocional, a atenção, a concentração, o trabalho em equipe, a consciência corpórea-vocal, a autoestima, o raciocínio, a criatividade etc., ressignificando esses conhecimentos nos seus cotidianos e compreendendo a Arte como uma forma de expressão.