Projeto Alagoas: conhecendo cidades históricas

Durante o projeto Alagoas, nas aulas de História e Geografia, os alunos dos 3º anos têm a oportunidade de conhecer a formação do seu povo, a riqueza cultural, a história de museus, bibliotecas e algumas igrejas do Estado.

Numa aula diferente, os estudantes visitaram as cidades históricas de Penedo (170,5 Km de Maceió) e Marechal Deodoro (31 Km da capital). Em Penedo, cidade tombada como Patrimônio Histórico Nacional, os alunos conheceram a Igreja Conventual Nossa Senhora dos Anjos, Igreja Nossa Senhora das Correntes, a Casa de Aposentadoria, o Convento São Francisco, o Oratório da Forca, o Museu do Paço Imperial e o Memorial Raimundo Marinho.

Também aprenderam sobre a passagem do Imperador do Brasil D. Pedro II e sobre sua influência no aspecto cultural e a importância do ex prefeito Raimundo Marinho para o desenvolvimento de Penedo.

Em Marechal, primeira capital de Alagoas, os alunos conheceram um pouco da cultura local e visitaram a antiga casa do Marechal Deodoro da Fonseca, que hoje funciona como um museu e aprenderam um pouco mais sobre o proclamador da República e primeiro presidente do Brasil.

“Essa aula de campo enfatizou o que eles aprenderam em sala de aula. Além da ajuda dos guias locais, que puderam enriquecer o conhecimento dos alunos,  a aula foi um momento de apreciação e análise do patrimônio cultural, histórico, geográfico, e econômico dos municípios”, disse a professora Katiany Teles.

Veja algumas fotos da aula de campo: