Desafio Alimentação Saudável estimula o consumo de lanches saudáveis

Com o objetivo de melhorar o cardápio alimentar e estimular o consumo de lanches saudáveis entre os alunos que faziam parte da equipe de natação, a professora Thaísa Viana propôs, em 2016, o ‘’Desafio Alimentação Saudável’’.

Neste ano, a campanha foi expandida para além da natação, contemplando atletas de todos os esportes que façam parte da equipe, pré-equipe ou turma avançada. O desafio muda mensalmente de acordo com o professor da vez, assim, a cada mês, um novo alimento é proposto pelo professor de algum dos esportes.

O primeiro desafio de 2018 foi o da banana com granola e mel, sugerido por Thaísa, o segundo foi cuscuz com proteína, pelo professor Pedro (Judô) e o último foi da salada de frutas, pela professora Bibi (Natação).

Segundo Thaísa, a ideia do desafio surgiu quando percebeu, durante os treinos, o desconforto, náusea e até mesmo a cefaleia de alguns alunos. Antes de lançar o desafio, a professora passou algumas orientações gerais para os alunos, dentre elas:

• Evitar o excesso de alimentos industrializados como refrigerante, suco de caixinha, sopas de pacotinho, bolachas recheadas e salgadinhos;
  • Evitar alimentos gordurosos como frituras e queijos amarelos;
  • Consumir alimentos naturais, integrais e orgânicos;
  • Aumentar consumo de verduras, legumes e frutas;
  • Aumentar a ingestão de água.

Segundo a nutricionista Vanessa Freitas, a campanha é uma ótima iniciativa pois incentiva a prática de hábitos alimentares saudáveis. ‘’A proposta do Desafio Alimentar é muito positiva, pois estimula as crianças a experimentarem novos alimentos, enriquecendo as refeições’’, disse a nutricionista.

Confira o vídeo dos alunos experimentando novos alimentos AQUI.