Espaço Educar conquista 1º lugar na EXPERIMENT-AL

Na última sexta-feira (27), o trabalho da Mostra Científica Interdisciplinar do Espaço Educar recebeu o prêmio de 1º lugar Voto Popular na Feira de Ciências da educação Básica do Estado de Alagoas – EXPERIMENT-AL, que aconteceu durante a 70ª edição do SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

A pesquisa cientifica premiada foi desenvolvida pelas turmas dos 4ºs anos do ano passado e foi explanada no artigo “Educação Financeira e Empreendedorismo com crianças do Ensino Fundamental I”, desenvolvido por Tacia Albuquerque, colaboração das professoras de Matemática Danielle Eliziario e Emanuelle Alinny.

A atividade permitiu que os estudantes investigassem sobre habilidades empreendedoras e inovação para um desempenho criativo no ambiente empresarial, visando sua simulação no ambiente escolar.

“A escola fomentou discussões e descobertas sobre a temática da educação financeira e empreendedorismo, e as famílias foram parceiras nessa busca de conhecimentos, incentivando a autonomia, o protagonismo e a criticidade das crianças”, disse Tácia Albuquerque, professora de Artes e Mestre em Educação.

Para Conceição Azevedo, diretora pedagógica da escola Espaço Educar, a prática científica oportuniza a observação, o questionamento e a compreensão da realidade social.

“Integrar a pesquisa científica ao cotidiano da escola é, antes de tudo, transformar o conhecimento em algo não reprodutivo, mas criativo, bem como melhorar as condições de permanente aprendizagem, estimulando a aplicação prática de reflexões teóricas por meio de intervenções efetivas na sala de aula. Por isso, a curiosidade natural e a criatividade dos alunos devem ser estimuladas. É importante que estes compreendam os fenômenos que ocorrem ao seu redor, possibilitando, assim, a produção de novos conhecimentos, sob condições de permanente aprendizagem”, explicou Conceição.

Veja como foi a participação da escola Espaço Educar durante a SBPC (AQUI)