Professores do Ensino Fundamental participam de formação

Os professores do Ensino Fundamental da Escola Espaço Educar participaram de formações com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos pedagógicos, durante as duas últimas semanas.

Na primeira semana os educadores conheceram novas estratégias didáticas, que combinam o uso de tecnologias digitais com os conteúdos de sala de aula, visando à personalização do ensino e favorecendo a criação de novos ambientes de aprendizagem. Essas linguagens são bem mais motivantes e dialogam com a cultura digital .

Na ocasião, os docentes participaram de oficinas onde interagiram com aplicativos voltados à área educacional e puderam aprimorar seus conhecimentos, visando utilizar essas novas estratégias didáticas nos conteúdos dos projetos pedagógicos da escola.

De acordo com Guilmer Brito, professor mestre em Educação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação , essas novas estratégias redefinem os papéis do professor e do estudante, promovem maior autonomia e engajamento e proporcionam diferentes experiências na forma de aprender, fundamentais para a evolução intelectual e para maior aproveitamento de conteúdo didáticos.

“As estratégias didáticas abordadas na formação têm uma concepção educacional que coloca os alunos como principais agentes de seu aprendizado. Nelas, o estímulo à crítica e reflexão é incentivado pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. A proposta é aperfeiçoar a autonomia individual do estudante, desenvolvendo o poder de criar e explorar das crianças, em vez de dar “a resposta”, oferecer situações de exploração e de investigação orientadas pelo professor e com suporte de recursos tecnológicos, criando assim, condições para a aquisição de conhecimentos”, acrescenta Guilmer.

Na segunda semana os docentes participaram de Formação na área de Ciências, com ênfase na Pesquisa Científica e ensino por investigação, com o professor doutor Elton Casado Fireman. Na ocasião foram realizadas experiências dentro das áreas de conhecimento especificadas na Base Nacional Curricular Comum, que serão inseridas nos projetos ao longo do próximo ano letivo.