Formação pedagógica: desenvolvimento cognitivo associado ao desenvolvimento emocional

A equipe pedagógica da Educação Infantil e a equipe de Esporte/Educação Física participaram de uma formação com a Professora Doutora Chrystiane Toscano onde foi abordado sobre o desenvolvimento infantil, com foco no desenvolvimento motor e a sua relação com a inteligência.

No primeiro momento foram apresentados alguns conceitos relacionados à maturação, ao desenvolvimento e à aprendizagem e explanadas sobre algumas habilidades que contribuem para o desenvolvimento infantil.

Durante o evento, os professores realizaram atividades práticas onde puderam refletir sobre algumas práticas pedagógicas e ressignificar ações, jogos, brincadeiras e projetos pedagógicos que a escola desenvolve com seus alunos.

Uma orientação importante dada pela especialista foi sobre a hora do recreio e a volta para a sala, quando as crianças ainda estão muito agitadas, porém totalmente predispostas a certas aprendizagens. Os professores precisam aproveitar esses momentos para realizar atividades que exijam esforço cognitivo.

Segundo Chrystiane Toscano, é muito importante que os professores da Educação Infantil tenham um bom conhecimento sobre os processos de desenvolvimento infantil já que os mesmos atuam na fase da infância, período em que o cérebro se desenvolve com maior eficiência.

“Os primeiros anos de vida são essenciais para um bom desenvolvimento da criança. Nesse sentido, os professores precisam ter um arcabouço de informações maior, do ponto de vista conceitual, para melhor explorar essa fase de desenvolvimento”, explicou a professora.