Alunos dos 4ºs anos finalizam estudos sobre “Sociedade Açucareira e a Escravidão no Brasil” com aula de campo

Finalizando os estudos sobre a Sociedade Açucareira e a Escravidão no Brasil, os alunos dos 4ºs anos da Escola Espaço Educar participaram da aula de campo em União dos Palmares e São José da Laje, nos dias 22 e 24 de abril.

Durante a excursão, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Usina Serra Grande, uma das poucas ainda existentes no estado de Alagoas, conhecer sua estrutura e saber um pouco mais sobre o trabalho lá desenvolvido.  Entre as produções de Serra Grande está o etanol, no qual a usina foi pioneira no Brasil, e energia elétrica.

Continuando a viagem, após a visita à usina, as crianças fizeram uma parada para tomar caldo de cana.

O segundo ponto de parada da aula de campo foi na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, onde os alunos conheceram um pouco sobre a importância de preservar e reflorestar o meio ambiente.

A última parada aconteceu no Povoado do Muquém, único quilombo remanescente dos Palmares, permitiu um aprofundamento sobre a história dos escravos, do Quilombo dos Palmares e da importância daquele povoado para história de Alagoas e do Brasil. No Muquém os estudantes conheceram sobre o artesanato primitivo de argila, produzido por alguns moradores do povoado e puderam adquirir algumas peças.

“Favorecer a participação dos alunos em uma aula de campo é muito importante, pois permite um aprofundamento do estudo feito na sala de aula, além de possibilitar a observação dos ambientes e da influência cultural bem de perto, inegavelmente enriquecedor na formação das crianças”, ressaltou a professora Luysla Braga