Semana do folclore

O Dia do Folclore (22 de agosto) foi criado com o objetivo de manter viva a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais, dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

Em comemoração a essa data, os alunos da Escola Espaço Educar assistiram a uma apresentação do grupo de folguedo ‘Baiana volta a sorrir’. Original de Coqueiro Seco (AL), o grupo de folguedo foi fundado por Luzia Simões, que participava há décadas de grupos folclóricos e criou o grupo para revitalizar a dança folclórica. Atualmente o grupo é coordenado por Lucimar Alves, patrimônio vivo do estado de Alagoas.

“Os nossos grupos folclóricos trazem o legado de uma época, de uma região. Fazem parte da nossa identidade cultural, com todas as influências das culturas indígena, africana e portuguesa e carregam em suas estruturas, enredos e trajes,  muito do modo de pensar, sentir e agir de nosso povo”, relatou Laís Lira, assessora de eventos da escola.

Ainda na Semana do Folclore, a equipe do Programa Leitura Viva preparou uma programação especial com contações de lendas folclóricas.