Espaço Educar convida: Semana da Amizade – de 20 a 24 de julho

Texto: Luisa Gama

Para celebrar o Dia do Amigo (comemorado dia 20 de julho), a escola Espaço Educar realizará de 20 a 24 de julho, a SEMANA DA AMIZADE: promovendo ações e reflexões que o Livro O Pequeno Príncipe nos permite fazer, sobre esse sentimento tão valioso.

“A história do livro ‘O Pequeno Príncipe’ fala de amor, de fraternidade de construção de relações, e ajuda o ser humano a construir, cotidianamente, uma forma de vida valorizando o essencial, olhando o que une, para além do que separa”, disse Conceição Azevedo, diretora pedagógica.

Provocar nas crianças e nos adultos uma reflexão sobre a amizade e as diversas formas de expressá-la, em um momento de distanciamento social, é muito importante. Não podemos deixar que os sentimentos fiquem guardados dentro do coração como nós estamos dentro de casa. É preciso deixa-los sair, ir ao encontro de quem amamos e queremos que saibam disso. Terá sempre o efeito de um afago, um abraço. O autor escreve essa obra diretamente com o coração, e por isso foi capaz de chegar a tantos corações ao redor do mundo através de suas palavras. Essas lições que compartilharemos durante a semana possuem o valor de mudar nossas vidas se formos capazes de integrá-las aos nossos pensamentos.

Ao longo da semana, publicaremos no nosso Instagram trechos do livro que serão lidos e comentados por algum colaborador convidado.

Os alunos do Minimaternal ao 5º ano também participarão de encontros de amigos durante as aulas síncronas, quando conversarão e farão atividades sobre o tema.

Na terça-feira (21/07), às 19h, realizaremos uma live com o tema “Quando os livros encantam, ensinam e tornam-se amigos em nossas vidas”. A live será mediada pela professora e coordenadora de Arte, Tacia Albuquerque, pela bibliotecária Thamara Morais que convidam para o bate-papo a escritora Simone Cavalcante. A live acontecerá no canal da escola Espaço Educar no Youtube (link youtube).

Sobre a escritora
Jornalista, formada pela Ufal, escritora e produtora cultural da mesma universidade. Já produziu e roteirizou os programas para TV Autoria e Caralâmpia. Realizou projetos culturais, como o Trem das dez, A vez e a voz da literatura infantil e Ler é minha praia, que distribuíram, gratuitamente, livros em Alagoas e outros estados do Brasil.

Publicou os livros: A cultura alagoana para crianças (Catavento), Literatura em Alagoas, Ventania e o mapa do tesouro, Bob no país das verdurinhas, sete histórias de amor e encantamento (Selo Passarada), As cinco damas da Condessa e A fantástica sopa do Bob, que está no prelo (Mundo Leitura). Além de produzir o audiolivro infantil Histórias para ouvir e cantar. Atualmente, Doutoranda em Design, com pesquisa sobre design gráfico e ilustração em livros para infância, pela Universidade Anhembi Morumbi (SP).

Fiquem ligados no nosso Instagram (https://www.instagram.com/escolaespacoeducar/) e confiram a série de vídeos sobre a Semana da Amizade!

Você já leu o livro O Pequeno Príncipe?
Caso não tenha lido, ou queira ler novamente com as crianças, disponibilizamos aqui o e-book e o áudio book do livro:

EBOOK O PEQUENO PRÍNCIPE

ÁUDIO BOOK O PEQUENO PRÍNCIPE

Na NETFLIX está disponível um lindo filme sobre O Pequeno Príncipe. Não deixem de conferir!