Ferramentas para o ensino remoto

Desde o início do isolamento social, professores e escolas têm se reinventado para dar continuidade às atividades escolares, agora numa realidade totalmente diferente. As metodologias de ensino tiveram que ser adaptadas para o ensino remoto com o uso das tecnologias de Informação e comunicação, as quais muitos professores e alunos ainda não conheciam ou utilizavam.

Pensando nisso, a Escola Espaço Educar vem promovendo diversos momentos de formação continuada. No último sábado (8) ocorreu mais um desses momentos com o objetivo de apresentar novas possibilidades e ferramentas para produção de material didático, que possibilitam uma participação mais ativa dos alunos nas aulas online.

Durante a oficina que foi ministrada por Guilmer Brito* e Airam Amorim**, foram abordados temas como construção de atividades, aplicativos para uso nas aulas online, produção de material didático, estratégias de aprendizado ativo e edição de vídeo.

“A importância desses momentos de formação docente está em fomentar a troca de experiências, discutir as dificuldades, conhecer e explorar novas possibilidades no uso da tecnologia na educação. Apesar das restrições que as aulas remotas impõem, o uso de estratégias didáticas e tecnologias apropriadas podem ajudar a manter a interação entre professores e alunos, favorecendo a aprendizagem ativa, participativa e colaborativa. Esse foi o principal foco dessa formação”, disse Guilmer.

Dentro desse novo contexto de ensino, os professores da Escola Espaço Educar têm procurado, cada vez mais, recursos e ferramentas para manter suas aulas atrativas e que favoreçam a participação dos alunos, além de uma aprendizagem significativa.

Outros momentos de formação pedagógica estão sendo planejados para as próximas semanas.

* Guilmer Brito é  Dr. em Educação e Consultor em tecnologia educacional
** Airam Amorim é formado em Design (UFAL) e editor de mídia audiovisual