Doce Descoberta: aprendendo sobre as abelhas

Muito além dos conteúdos que devem ser estudados, a aprendizagem na Educação Infantil deve promover o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitem a formação integral do aluno.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os temas de estudo abordados nessa etapa escolar devem colocar as crianças no centro do processo de aprendizagem, permitindo a ampliação dos saberes e estimulando a curiosidade das crianças.

Durante as aulas do tema “Doce descoberta”, os alunos do Jardim II conheceram um pouco sobre as abelhas, aprenderam sobre sua organização social, anatomia, hábitos, reprodução, tempo de vida, sobre o processo de produção do mel, além de conheceram algumas espécies de abelhas e sua importância no processo de polinização.

Tanto as crianças que estão na modalidade presencial, quanto as que estão na modalidade remota, participaram da produção, leitura e discussão de textos, de oficinas de arte, assistiram a documentários e filmes, participaram de jogos sobre o tema e degustaram o delicioso mel de abelha.

Uma das etapas mais esperadas pelos alunos foi a visita de um apicultor que trouxe cera e mel ainda no favo, materiais e equipamentos de proteção utilizados por quem cria e/ou cuida de abelhas e mostrou uma colmeia com abelhas vivas, na qual as crianças puderam observar de perto as castas das abelhas: operárias, zangão e a abelha rainha.

Os alunos em modelo de ensino 100% remoto também vivenciaram o momento de bate-papo com apicultor com transmissão ao vivo, direto da escola, no LABI ( Laboratório de Inovação).

Ao longo das atividades propostas, os alunos observaram, levantaram hipóteses e participaram de experiências que lhes permitiram compreender e estabelecer diversas relações entre seres da natureza e destes com a cultura e com a produção científica.