Começos são desafiadores, não é mesmo? O primeiro dia de aula é cheio de expectativas, medos e anseios, pois sabemos que o início dessa jornada requer muito acolhimento, paciência e, claro, afeto.
O período de adaptação abriga um processo delicado no qual a criança se desvincula do convívio em tempo integral com a família e passa a ser inserida em uma nova rotina, cercada também por pessoas desconhecidas para ela. Esse momento é superimportante para um desenvolvimento saudável, permitindo a individualização, a autonomia, a segurança e a independência da criança, possibilitando que ela crie vínculo e se identifique com esse novo espaço que é a escola.
Essa ruptura causa instabilidade tanto nas crianças quanto nos pais, que são peça fundamental para uma transição leve, que trará mais segurança e confiança para os pequenos.
Quer saber mais um pouco sobre esse tema tão importante? Assista ao vídeo da psicóloga escolar Roberta Amendola e veja como se preparar para essa etapa tão significativa da vida do seu filho.