Coordenação Pedagógica

O papel do coordenador pedagógico na Escola

O ambiente escolar está repleto de vida ele não é completo por si só, são muitos os elementos que nos completam e um deles é a família, parceiro indispensável. Todas as relações aqui estabelecidas necessitam ser mediadas adequadamente para que possamos obter êxito em todos os nossos objetivos, pois a escola representa etapa de grande relevância no desenvolvimento do ser humano.

De acordo com o Regimento Escolar, Artigo nº. 129/2006-Resolução CEE/TO, “a função de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre à permanência do aluno com sucesso”.

Já segundo Clementi (apud Almeida), cabe ao coordenador “acompanhar o projeto pedagógico, formar professores, partilhar suas ações, também é importante que compreenda as reais relações dessa posição”.

O coordenador Pedagógico atua como importante interlocutor nas relações que envolvem o processo ensino aprendizagem. Responsável direto pela continua capacitação do professor ele colabora na busca de soluções, mediando conflitos, organizando a prática docente, avaliando e reavaliando posturas, repensando processos e procedimentos, intervindo para manter o equilíbrio e a saúde emocional de sua equipe de professores. Ele está lá para que as pessoas possam alcançar o melhor de si mesmas.