Aula de artes do Jardim II

A obra O Carnaval de Pieter Brugel foi tema da aula de Artes do Jardim II como parte dos conteúdos estudados para o projeto No tempo dos Castelos.


Durante a roda de conversa, as crianças apreciaram charges e ilustrações que reproduziram obras de arte do pintor realista e clássico, conhecido por retratar camponeses da era medieval.

Pessoas e brinquedos

Enquanto estudam a obra de Bruegel e de outros artistas do período medieval, as turmas dos Jardins II terão a oportunidade de descobrir hábitos e costumes das pessoas que viviam nessa época.

“Esse é um projeto marcado pela proporção humana e pelos brinquedos artesanais”, explica a professora de Artes Maria Mendonça, adiantando que durante as aulas do projeto, os alunos irão brincar e confeccionar brinquedos como teatro de fantoches, as cinco marias, cabo de guerra e cadeirinha de algodão.

O resultado da experiência com as aulas de Artes ajudará a compor o relato das impressões vivenciadas pelas turmas.

Quem foi Pieter Bruegel

Ele nasceu por volta de 1527, perto de Antuérpia, atualmente pertencente à Bélgica. Pouco se sabe a respeito da vida desse artista, exceto o que seus desenhos e suas pinturas nos mostram.

Na era medieval a Antuérpia era uma cidade muito importante. Pessoas do mundo inteiro ali compravam e vendiam coisas, como especiarias, livros e mapas. As famílias ricas da Antuérpia estavam sempre procurando novas obras de arte para encher os imensos salões de suas mansões.

Arte tridimensional

Em 1522, Bruegel decidiu ir para a Itália conhecer o modo como os artistas italianos pintavam e provavelmente foi nesse país que ele aprendeu as técnicas usadas por Michelangelo e Rafael para pintar pessoas de maneira mais natural e tridimensional. Bruegel sempre se interessou por paisagens, mas acabou gostando também de pintar pessoas. Com  o tempo, ele passou a produzir cada vez mais pinturas de pessoas.

Muitas obras de Pieter Bruegel mostram o quanto ele se interessava pelas pessoas simples do campo, pois retratava camponeses e agricultores trabalhando nas plantações e colheitas.

Veja FOTOS das turmas do Jardim II A e D – Manhã!