Dia do livro infantil, dia de Lobato

18 de abril é considerado o dia nacional do livro infantil em homenagem ao nascimento José Bento Monteiro Lobato, o criador do Sítio do Picapau Amarelo e muitas outras histórias

Ele ousou acreditar no poder dos livros para converter crianças em leitores potenciais, numa época em que o Brasil nem mesmo possuía sistema de distribuição de livros. Criou sua própria editora, editou e publicou centenas de milhares de exemplares, popularizou títulos, enviando livros para farmácias, mercearias e pontos comerciais dos mais diversos. A intenção era oportunizar a leitura nos mais distantes lugares e para tornar esse sonho realidade, Monteiro Lobato não economizou esforços.

Visionário, ousado, um apaixonado pelos livros e pela leitura, este brasileiro que nasceu há 120 anos, é considerado o mais importante escritor da literatura infantil brasileira.

Inspirados por seus personagens e histórias, milhares de crianças cresceram acreditando no mágico poder da fantasia. Muitas delas se tornaram adultos apaixonados pelos livros, educadores comprometidos com o encantamento que deve existir dentro e fora das salas de aula, escritores e contadores de histórias comprometidos com a fantasia, seres humanos em busca de um mundo mais encantador para se viver.