18 de abril é…

Data foi criada em homenagem ao escritor Monteiro Lobato

Crianças dos Maternais brincando de ler nesta quinta-feira

Quem já pensou brincar de esconde esconde sendo personagem de uma história inventada por outro alguém?

No Dia de Brincar de Ler, as crianças da Educação Infantil divertem-se improvisando situações e brincadeiras, onde o livro é o protagonista da cena. Basta olhar a foto para perceber que o acampamento imaginário, armado sob o escorregador do parquinho, se transformou em mágico quintal de aventuras. Sentadinhas à sombra aconchegante dos livros, elas brincam de ser princesas, passeiam em trilhas das fábulas, viajam por caminhos inusitados ou simplesmente deixam o pensamento livre para criar suas próprias narrativas.

Quinta-feira com Lobato

Leitura no recreio

Toda quinta-feira, nossa escola se alimenta desse colorido imaginário, quando as crianças são estimuladas a trazer de casa um livro de leitura para infância. Nesse dia, compartilham com os amigos e educadoras suas próprias descobertas. E quantas pérolas não são encontradas nesse baú literário, onde os pequenos tem a oportunidade de apresentar aos colegas suas leituras preferidas?

Hoje, 18 de abril, a quinta de brincar de ler foi ainda mais especial, pois comemorou o aniversário do escritor Monteiro Lobato, data em que o Brasil também celebra o Dia Nacional do Livro Infantil.

Nas rodas espalhadas pelo pátio, meninos e meninas puderam escolher e revelar leituras.

Para os que gostam de ler junto, como a turminha do acampamento no parquinho, o recreio teve sabor de aventura. O cantinho da árvore também convidou

Parquinho literário

muita gente ao recolhimento. Natural aos que preferem ler em silêncio.

Boa parte dessa turminha pouco conhece a obra de Lobato, alguns já ouviram falar do sítio do picapau amarelo, outros assistem ao desenho na tv ou tem em casa livros presenteados pelos pais que cresceram lendo ou ouvindo histórias escritas pelo autor.

Mesmo quem ainda não conhece, nesse dia tão especial, torna-se um pouco herdeiro do legado construído por Monteiro Lobato, pois se o Brasil possui hoje uma trajetória literária infantil, deve a esse escritor nascido em 18 de abril de 1882, bons capítulos de sua história com a literatura para infância.

Monteiro Lobato não apenas escreveu histórias infantis incríveis, como ousou construir uma editora, publicar e distribuir livros para os lugares mais inusitados do país, numa época em que escrever, editar e publicar livros para crianças no Brasil, era certamente um grande sonho.

“Ainda acabo escrevendo livros onde as nossas crianças possam morar”, disse Lobato certa vez. E hoje, tanto depois dele ter nos deixado, seu sonho de ver um Brasil literário ainda brilha toda vez que uma criança segura um livro, sorri de encantamento imaginando a história contada por autores e ilustradores, ou simplesmente se permite viajar embalada por uma nova trama.

Mesmo que essa criança ainda não tenha concluído seu processo de alfabetização, mesmo que seja ainda muito pequena, que não reconheça todas as letras,  diante de um livro infantil que a encante, estará se conectando ao desafio futuro de tornar-se leitora.

Veja FOTOS das crianças da Educação Infantil no Dia de Brincar de Ler!