5 livros onde moram Avós inesquecíveis

Texto de Claudia Lins para Portal Mundo Leitura

O dia em que minha avó envelheceu – foto reprodução childrenilustrators.com
O dia em que minha avó envelheceu – foto reprodução childrenilustrators.com

O dia dos avós é apenas uma data no calendário, mas foi pensando nas figuras humanas que motivaram essa comemoração e nas memórias que guardo de minha avó Maria, com quem converso em pensamento, quase todos os dias, que senti o desejo de partilhar essas dicas de leitura. Nestes 05 livros infantojuvenis que já li, reli e adoro indicar, moram avós inesquecíveis.

1 – Na Janela do Trem, texto e ilustrações de Lúcia Hiratsuka, editado pela Cortez, revela maravilhas que se descortinam diante do olhar curioso da criança que descobre o mundo ao lado da avó. A figura companheira de viagem desenhada com delicadeza por Hiratsuka, retrata um pedacinho das memórias da autora, como ela própria descreve na orelha do belo livro: “As minhas primeiras viagens foram de trem. Junto com minha avó, ia visitar os primos que moravam longe… Até hoje adoro passear de trem e ver a paisagem pela janela”.

2 – No livro Encontro com Flô, escrito por Laura Escudero, editado pela SM, 191 páginas, o mundo da adolescente Julieta fica de pernas para o ar  quando seu quarto, o único canto tranquilo num apartamento pequeno e confuso, precisa ser dividido com a avó Flora, que sofre de mal de Alzheimer. As memórias esquecidas da avó, que sofre o distanciamento da realidade, provocado pela doença, servem de gatilho para um emocionante encontro de gerações. E o que de início parecia uma invasão revela-se o maior dos presentes: em meio às memórias da avó e às descobertas sobre o passado da família, Julieta e a senhorita Flô percebem que têm muito em comum.

3 – O dia em que minha avó envelheceu, 32 páginas, editora Cortez, emociona pela delicadeza do texto de Lúcia Fidalgo, que sabe bordar em palavras sentimentos e sensações como o amor e a saudade. As belas aquarelas de Veruschka Guerra, criadas para o livro, nos devolvem a leveza dos melhores momentos partilhados entre avós e netos. As doces lembranças da infância, os sorrisos e as brincadeiras são lembrados pela neta, até o momento em que sua avó, por causa de problemas decorrentes do envelhecimento, se distancia do mundo e das pessoas queridas.

4 –No divertido “Casa de Consertos”, escrito por Elói Bochecho, com ilustrações de Walter Moreira Santos, editora Melhoramentos, mora uma avó leitora e sonhadora, capaz de encantar o mundo. Em sua casa reino, onde a menina Olímpia passa férias, coisas incríveis acontecem.E é desse jeito que a  personagem e neta descreve vovó Sofia: “Ela é uma bruxa, mas daquelas que só fazem feitiços para a vida brilhar. Na oficina de consertos de brinquedos, eles nascem de novo das mãos de minha vó! Enquanto trabalha, ela vai conversando com os fregueses e nunca deixa de receitar um remedinho literário, como ela diz. Para cada caso a minha avó receita um autor. Diz que o livro é pão nosso de cada dia para a alma e que alma vazia não para em pé e pode cair nalgum abismo ou na boca de algum crocodilo de plantão”.

5 – Avós e netos, uma história sem fim de encontros e afetos, com força para colorir a vida de infinitas matizes. É essa a trama do envolvente JONAS E AS CORES, escrito por Regina Berlim, 32 páginas, editora Peirópolis. Depois de ler esse livro, certamente as cores nunca mais serão as mesmas. Nem para as crianças, nem para quem ler esta história para elas. O menino Jonas, que só consegue ver a vida em preto e branco, é apresentado ao mundo por sua amorosa avó Olívia, que o permite enxergar a vida com todas as nuances de beleza que pode existir em seus mínimos detalhes. Com o imenso amor que avós, duas vezes mães, melhor do que ninguém parecem ter, ela o ensina a fechar os olhos e abrir os braços para abraçar o mundo.

Nas avós desses cinco livros reencontrei a força e imenso amor de minha avó Maria, com quem cresci aprendendo a perceber os outros e o mundo a minha volta. Uma viagem da qual nunca estamos totalmente prontos para voltar, mas que sempre nos aquece o coração quando nos lançamos a refazer seus percursos.