500 Motivos para Gostar de LER

A mesa cheia de livros e as estantes vitrines que exibem os títulos a partir da capa representam uma estratégia de mediação literária pensada para permitir que nossos leitores possam ter o contato visual com as centenas de novidades que acabam de chegar ao acervo da escola!

DSC06258

“São 500 motivos a mais para gostar de ler”, brinca a equipe do Programa Leitura Viva Espaço Educar, numa referência aos 500 livros doados pela Fundação Nacional do Livro Infantil (FNLIJ) como resultado do concurso que elegeu em junho deste ano o programa de incentivo à leitura desenvolvido no Espaço Educar, como o melhor programa do Brasil.

Os novos  títulos representam a rica diversidade da literatura brasileira em seus gêneros e incontáveis autores, ilustradores e temas. Muitos livros ainda estão sendo catalogados, um processo que demanda tempo e esforço coletivo da equipe do Leitura Viva, por isso apenas uma boa parte já se encontra a disposição das crianças nas vitrines especialmente criadas para apresentá-los aos novos livros.

IMG_5591

A disposição da mesa literária foi uma alternativa pensada para a primeira semana de exibição do novo acervo, assim permitindo que o espaço pudesse funcionar como um centro de degustação de novos textos.

Como resultado, nota-se a corrida de leitores durante o recreio e nos momentos livres, sempre prontos a descobrir as novidades. As rodas de leitura também estão ocorrendo como momentos espontâneos, assim possibilitando que as crianças tenham tempo de experimentar diferentes oportunidades de mediação literária.

DSC06251

Quando oportunizamos o acesso a diferentes títulos e autores, estamos mediando leitura. E também estamos mediando leitura quando criamos um ambiente de acolhimento pensando nessa criança ou adulto leitor que anseia pelo espaço de exposição de títulos para que dele se aproprie com liberdade e espírito explorador.

DSC06272

É desse modo, nessas rodas improvisadas de conversas sobre livros e o universo dos autores e seus personagens, que vamos tecendo a teia da leitura.Assim tornamos o contato com o livro uma experiência ainda mais espontânea e natural, como acreditamos deva ser para sempre. Para que o livro se faça presente na memória afetiva e na vida futura de nossos alunos, para além dos muros da escola.

DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA:

Nesta galeria de imagens selecionamos FOTOS de alunos da Manhã e da Tarde durante os momentos de apreciação dos novos livros!