Bebês leitores do Maternal I C Manhã

O dia começou hoje em ritmo de descobertas para os bebês do Maternal I CIMG_0141

Texto: Claudia Lins – Programa Leitura Viva Espaço Educar

Nossa biblioteca recebeu logo cedo a visita dos alunos da professora Lidijane e suas auxiliares Lucélia e Nathália para uma animada roda de leitura. Os pequenos aproveitaram a visita para conhecer livros novos e contar suas próprias histórias.

Permitir que as crianças possam desde cedo manusear diferentes tipos de livros e suportes, é uma excelente estratégia para encantá-las para leitura, assim despertando o gosto e o prazer de ler.

Ao contrário do que muitos adultos possam pensar, crianças não alfabetizadas são capazes de ler e mediar leituras, a partir do reconto de imagens e da construção de narrativas próprias.

Quando exploram um livro e criam enredos para as imagens visualizadas, os pequenos estão lendo. Quando conversam com essas imagens ou imitam comportamentos da educadora que acaba de contar-lhes uma história, também estão exercitando a leitura.

IMG_0144

Gostar de ler é um comportamento que se desenvolve a partir do exemplo e da experimentação. Crianças que crescem em ambientes leitores, onde os livros estão disponíveis e podem ser manuseados, tem muito mais estímulos para se tornarem leitores críticos por toda vida.

Em momentos de troca e partilha, como este vivenciado pelos bebês do Maternal I C na biblioteca, a escola favorece a existência de um ambiente leitor capaz de proporcionar novas experimentações e descobertas. E nisso consiste a beleza e a magia da leitura. Permitir que as crianças projetem novos horizontes, fantasiem, explorem, e cresçam livres para imaginar e fazer suas próprias escolhas neste mundo tecido por palavras e sentimentos.

VEJA FOTOS da roda de leitura do Maternal I C Manhã!