Aula inaugural de Música

Diário virtual da educadora Cristiane Sanches

SAM_9211
Fotos: diário virtual da educadora Cristiane Sanches

No clima de um reencontro animado e cheio de novidades sobre as férias, as crianças participaram de dinâmicas e jogos musicais conduzidos pela professora Cris Sanches. Utilizando uma bola de futebol, a educadora trabalhou a divisão silábica e ritmica, brincando com a sonoridade dos nomes de uma forma divertida.

Explorando os instrumentos
O instrumento de percussão sonora desta primeira aula foi o reco-reco, que produz um ruído rascante e intermitente, causado pelo atrito de duas partes separadas. Seu corpo serve de caixa ressônante para o som produzido através do atrito com a baqueta, “varinha” que também é chamada de raspador, caracaxá ou querequexé. A forma mais comum é constituída de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais. O reco-reco é encontrado em algumas manifestações de cultura popular, como o samba.

Fiquem atentos, pois os projetos de musicalização dos Jrdins II começarão logo após o carnaval, e a tia Cris em breve divulgará o repertório escolhido para que todos possam desfrutar da boa música nordestina.

Colaborou para este texto, a educadora musical da Educação Infantil Cristiane Sanches.
Bibliografia: Rocca, Edgar Nunes “Bituca”, Escola Brasileira de Música: Uma visão Brasileira no ensino da música e seus instrumentos de percussão 1. Rio de Janeiro: Europa, EBM, 1986. Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XIX , O Dicionário da Língua Portuguesa.Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999. Fontes:
Wikipédia.

Veja Fotos!