Adaptação Escolar

Dicas para vivenciar com tranquilidade essa etapa que marca o início do ano letivo

IMG_3713

Além de acompanhar os primeiros dias da criança na escola, é importante que a família se envolva, conheça as instalações da escola, os professores, os coordenadores e os pais dos outros alunos. Tanto para as crianças quanto para suas famílias, a fase de adaptação escolar é uma excelente oportunidade de socialização. Por isso, aproveite para conhecer os outros pais de alunos e colegas de turma de seu filho, o que facilitará a integração das crianças. E, nesse período inicial do ano letivo, não bombardeie o seu filho com perguntas. É importante escutar o que ele tem a dizer e perguntar o que aprendeu, mas nunca o pressione por respostas.

Adaptação ou readaptação?
O período de adaptação também pode representar uma fase de readaptação, especialmente depois de um feriado prolongado como o de carnaval e para aquelas crianças que vieram de outras escolas, e ainda estão se acostumando ao ritmo desta, que é nova para elas.
Para pais e mães, esse é sempre um momento difícil, mesmo que a escolha da escola tenha sido algo muito pensado e ponderado. Muitas vezes, seu filho chora e diz que não quer ficar com a professora. Em outras, não demonstra insatisfação e sequer exige a presença dos pais nos primeiros dias. Como agir em cada um desses casos? Para começar, você deve saber que a adaptação é um momento de transição na vida dele. Por isso, é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança.

Qual o papel da família durante a adaptação escolar?
Para as famílias, a adaptação começa na escolha da escola. Feita a escolha, os pais tem que conhecer os rituais da escola, frequentar as reuniões que antecedem o início das aulas e abrir um canal de comunicação com o professor. Além disso, os pais têm o papel de esclarecer, explicar por que ele está indo para a escola, deixar claro que ele vai ficar sozinho lá depois de alguns dias. Não crie falsas expectativas no seu filho. O melhor é dizer a verdade. Explique que você vai acompanhá-lo por um período, mas que, depois disso, você vai voltar ao trabalho e ele vai ficar só com a professora e com os coleguinhas.

Por quanto tempo os pais devem ficar na escola?
Não existe um tempo determinado e igual para todas as crianças. O tempo máximo varia de criança para criança, mas, em geral, uma semana ou dez dias são suficientes. Se após esse tempo o seu filho ainda não estiver adaptado e continuar exigindo a sua presença, o melhor é conversar com a coordenação da escola para saber como agir. Talvez seja o caso de pensar em outra estratégia de adaptação. Uma dica importante: nunca vá embora sem se despedir do seu filho, pois ele pode se sentir traído e inseguro em relação à escola.

Como lidar com o choro?
É preciso identificar se não é um choro manipulador, pois há crianças que fazem uso dessa artimanha para impedir que os pais as deixem. Muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar com os coleguinhas. Há momentos em que é importante ir embora sem olhar para trás, para evitar que essa situação se arraste por mais tempo. Converse com os professores e coordenadores para decidir como agir em casos como esse. E lembre-se: chorar um pouco em uma situação como essa é até saudável.

Fontes consultadas para este texto: Site Educar para Crescer