Jogos Matemáticos

11084380_10200223012493965_1762465199_n

Texto de Emanuelle Allinny – professora de Matemática dos 5ºs anos

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: “(…) A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; aprender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos.

Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadora, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em última instância, a base da atividade matemática”.

Sabe-se que as habilidades e competências desenvolvidas pelas crianças na área de matemática não são limitadas a exercícios e a repetição de cálculos como se pensava há algumas décadas atrás. Atualmente essas competências ampliam-se para resolução de situações rotineiras que envolvam raciocínio e pensamento dedutivo. O jogo é um bom exemplo disso. De forma lúdica e prazerosa as crianças se apropriam de conhecimentos específicos e podem estabelecer relações entre vários conteúdos aprendidos ao longo do Ensino Fundamental.

No Espaço Educar as crianças aprendem desde a Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental a se apropriarem de conceitos importantes utilizando diversos recursos, tais como: materiais manipulativos (material dourado, ábaco, escala de cuisenaire, tangram etc) e muitos jogos. Durante os jogos as crianças podem colocar em prática sua capacidade de resolver situações problemas, buscando estratégias próprias. Além disso, as crianças têm a oportunidade de socializar com os amigos, buscando cooperação mútua e trabalho em equipe. E para que isso aconteça o professor precisa propor jogos interessantes e desafiadores.

Confira algumas fotos do jogo “abelhudo” lançado para os alunos do 5º ano!