Escola é lugar de criança saudável

Em geral, as crianças tendem a adoecer mais quando iniciam sua vida escolar. Por serem pequenas, ainda estão desenvolvendo suas defesas através do sistema imunológico e ficar doente faz parte do processo. As gripes e outras viroses, normalmente são frequentes e causam desconforto nas crianças e muita preocupação nos pais.

Alguns pais seguem à risca a orientação de não trazer a criança para escola quando esta estiver doente. Outros, porém, talvez pela dificuldade em manter a criança em casa, insistem em trazê-la, mesmo quando esta apresenta sinais de que algo não está bem com a sua saúde.

Imagem ilustrativa
.

Por isso mesmo, quando os pais decidem matricular seu filho pequeno na escola, é preciso pensar num “plano B”, uma alternativa para quando a criança estiver doente e não puder frequentar a escola. É muito importante que os pais tenham a consciência de que crianças doentes devem ficar em casa até se restabelecerem para evitar o círculo vicioso de contaminação.

Mesmo pedindo com todo jeitinho, tentando explicar os riscos à própria criança, que está meio debilitada, bem como os possíveis prejuízos de contágio de outros alunos e professores, alguns pais não respeitam o espaço escolar e acabam achando ruim o fato da escola se negar em receber a criança adoentada.

A escola é um lugar agradável, seguro e que inspira confiança para prover atenção e estímulos à criança, sempre que a mesma estiver saudável. Quando está doente, a criança necessita de cuidados, repouso e do ambiente familiar, longe do convívio com colegas e professores.

Confira abaixo algumas dicas do que fazer para preservar a saúde do seu filho:

– Invista numa alimentação rica e balanceada, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico, que atua contra agentes como os vírus e as bactérias;

-Ofereça bastante líquido para que ele fique hidratado e possa enfrentar o tempo seco com mais facilidade;

– Mantenha a vacinação em dia.

– Não mande seu filho doente para a escola.