Aprendendo através do Google Earth

O uso de tablets na sala de aula é uma realidade no Espaço Educar e apresenta-se como uma inovação na nossa proposta pedagógica. A utilização desse recurso tem o objetivo de proporcionar um maior auxílio ao processo de ensino aprendizagem. E na nossa proposta pedagógica  ele não é um substituto dos livros ou de outros materiais didáticos que a instituição utiliza, e sim um facilitador na construção de conhecimento. E, por isso, o projeto visa harmonizar o convívio desses recursos, de modo que um não se sobressaia em relação aos outros, uma vez que todos são didaticamente importantes.

As turmas dos 3ºs anos usaram os tablets na sala de aula para aprofundar conhecimentos geográficos referentes ao projeto Biomas e foram estimulados a descobrir diferentes formas de localizar-se espacialmente a partir das indicações efetuadas pelas professoras.

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o aplicativo Google Earth e, através de dinâmicas mediadas pelas professoras, visualizaram o planeta Terra em três dimensões e identificaram as porções territoriais correspondentes aos continentes.

Conhecer e estudar com o aplicativo Google Earth foi, sem dúvida, muito enriquecedor pois proporcionou aos alunos uma leitura significativa dos conteúdos abordados em sala de aula a partir da ferramenta que estimula o aprendizado, a Internet. As crianças ficaram bastante entusiasmadas com o uso dos tablets, que será utilizado nas próximas aulas do projeto. Saiba mais sobre a inovação na sala de aula aqui.

Veja algumas fotos: