Destaques de novembro

CHAU DO PIFE

O músico José Prudente de Almeida nasceu em 22 de julho de 1959. Recebeu o apelido de Chau quando ainda era adolescente, vivendo na cidade de Boca da Mata, região sul de Alagoas. Foi lá que ele começou a tocar a flauta de pífano ou pife, instrumento que domina há quase 40 anos.

A flauta foi um presente do pai, agricultor, dada na intenção de que o menino tocasse para proteger a plantação do ataque dos pássaros. Mas ele ficou tão encantado com o instrumento de quatro furos, que nunca mais parou de tocá-lo.

Talvez por cultivar as lembranças de tempos tão felizes, seu primeiro CD,  gravado profissionalmente, chama-se: Memória dos Pássaros. Depois dessa experiência musical, Chau também gravou: Ninguém anda sozinho; Chau no Capricho, e o DVD Cheiro de Mato, gravado ao vivo no Teatro Deodoro.

Desde os 16 anos compõe suas próprias músicas. Já tocou em feiras livres, praças públicas, mas hoje é reconhecido como um dos músicos mais respeitados de Alagoas. E vive exclusivamente de sua música e arte.

Chau do Pife (fundo com cor)

HERMETO PASCOAL

Compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro, este alagoano de Olho d’Água das Flores, nasceu em 22 de junho de 1936.  A infância pobre, vivida no município de Lagoa da Canoa, onde foi criado, o ensinou a recriar sons aproveitando todas as formas da natureza.  

Brincando livre pelos quintais, como todo menino do interior, transformava um cano de mamona de jerimum numa flauta de pífano e logo saía tocando para os passarinhos. Quando ia para a lagoa, passava horas tirando sons das águas. As sobras de materiais do avô, que era ferreiro, ele pendurava num varal para produzir sonoridades diversas.

Aos sete anos experimentou tocar o acordeão de seu pai, e nunca mais parou de fazer música. Iniciou sua carreira como músico profissional no Recife, na década de 50, tocando ao lado de Sivuca, na Rádio Jornal do Comércio. Depois foi morar no Rio de Janeiro, cidade que projetou seu trabalho para o Brasil e o mundo.  

Nos anos 70 passou a tocar em festivais de jazz nos Estados Unidos, fez carreira internacional e virou tema de documentário no cinema. Hoje, aos 79 anos, ainda toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais. Continua vivendo intensamente, com a mesma alegria de menino do interior, espalhando melodias e encantando diferentes gerações.

19 Hermeto Pascoal