Atividades circenses na Educação Física

O Dia do Circo comemora-se em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, em São Paulo.

Como surgiu o circo?

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Quando o circo chegou ao Brasil

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa. Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.

Atividades circenses na Educação Física

Durante nossas aulas de Educação Física, proporcionamos aos alunos o contato com manifestações diversas e ensinamos a importância do trabalho em equipe e da convivência com diferentes pessoas. Através de técnicas simples de movimentos presentes nos espetáculos, como acrobacias e malabarismos e observando normas de segurança individual e coletiva, os alunos desenvolveram técnicas específicas para realizar a pirâmide humana e acrobacias com cordas.

Veja fotos:

Dados: http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/03/dia-do-circo-15-ou-27-de-marco.html