Entrelaçando saberes: um jeito gostoso de aprender

Texto produzido por: Guirleide Teles

Este ano a Campanha da fraternidade chama a atenção para algo eminente, a necessidade de despertarmos para a forma como estamos cuidando da nossa casa, a nossa primeira casa, aquela que ultrapassa muros e que compartilhamos com todos os seres vivos, o meio ambiente. Estamos interferindo no equilíbrio da natureza e deixando para as próximas gerações uma casa cada vez mais suja e desorganizada. É tempo de educarmos as gerações e provocarmos uma mudança de comportamento. Assumir a responsabilidade com a Casa Comum exige uma profunda mudança no estilo de vida e nos valores que orientam nossa ação. Nosso modelo de sociedade está baseado no consumo e na aparência. Para suprir essas necessidades, sacrificamos a Casa Comum, que é o espaço em que habitamos.

Nem sempre estamos atentos para atitudes simples, por exemplo, o descarte correto do lixo, ligar nossas casas às redes de esgoto, cuidar da água, entre outras. A falta desses cuidados fere a Criação, de forma que, no lugar de flores, jardins e frutos diversos, vemos esgoto a céu aberto, rios poluídos e monoculturas. A diversidade da criação de Deus desaparece.

A Escola Espaço Educar tem desenvolvido de forma transversal em seus projetos temas que traduzem preocupações da sociedade brasileira de hoje. Os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas, na vida cotidiana. Atitudes favoráveis ou desfavoráveis à saúde são construídas desde a infância pela identificação com valores observados em modelos externos ou grupos de referência, e a escola cumpre papel destacado na formação dos cidadãos para o desenvolvimento de uma vida cada vez mais saudável.

A contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la. Um projeto pedagógico com esse objetivo poderá ser orientado por três grandes diretrizes:

• posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente;

• não tratar os valores apenas como conceitos ideais;

• incluir essa perspectiva no ensino dos conteúdos das áreas de conhecimento escolar.

Segue abaixo alguns exemplos do trabalho desenvolvido nos módulos em todas as séries do ensino fundamental: