Dia da conscientização do autismo

No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização e alerta de uma síndrome que cada vez mais afeta novas crianças. No mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que tenhamos 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas. 

– Mas afinal, o que é o autismo?

Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes.

– E quais são algumas características desse Transtorno do Espectro Autista?

Indivíduos que se encontram dentro do Espectro Autista, geralmente apresentam algumas das seguintes características:

– Pouco contato visual

– Fala com dificuldade ou ausência de fala

– Hiperatividade ou muita passividade

– Resistente ao aprendizado

– Apresentam risos e movimentos inapropriados

– Não demonstra medo de perigos

– Gira objetos de maneira bizarra e peculiar

– Dificuldade para se relacionar com crianças da mesma idade

– Apresenta comportamento indiferente e arredio

– Age como se fosse surdo

– Usa as pessoas como ferramentas

– Resiste a mudança de rotina

– Apresenta apego não apropriado a objetos

Apesar de um bom desenvolvimento quando submetida à terapias corretamente indicadas e aplicadas, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. Até o resente momento, então, o Autismo é uma condição permanente.

Ações para o dia 2 de Abril. Participe!

– Dias 01 e 02 de abril: Shopping Pátio Maceió: Espaço com divulgação e informativos. Palestras as 19 h nos dois dias. (em frente à Le Biscuit). 

– Dia 03 de abril: Presença na Orla da Ponta Verde (rua fechada) com divulgação e venda de produtos para arrecadar recursos para AMA-AL.

O que é a AMA-AL

A AMA-AL (ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA DE ALAGOAS) é uma instituição sem fins lucrativos, formada e mantida por pais de pessoas com autismo em Maceió, que tem como proposta oferecer atendimento multidisciplinar de qualidade para crianças e adolescentes com autismo. Em 2011 a AMA-AL criou um centro de tratamento multidisciplinar para crianças com autismo. Em 2014, eis que surgiu um novo desafio: a abertura de um centro educacional especializado para crianças e adolescentes com autismo, o IDHEA (INSTITUTO PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EDUCACIONAIS DE PESSOAS COM AUTISMO). Ajude esta causa através de doações (artigos de papelaria, brinquedos educativos, mobília, eletrodomésticos) ou depósito em dinheiro. A família AMA-AL agradece imensamente a sua ajuda!

site